-
Arquitetos: Lez Arquitetura
- Área: 116 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Júlia Tótoli
-
Fabricantes: Acaiá Estudio, Carbono Design, Coral Tintas, Eliane Revestimentos, Galpão SIA, Ladrilharia, Marcos de Sertânia, Perron Ramos, Portinari
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes do Apê Taquinho adoram Brasília e encontraram um excelente apartamento em uma das primeiras quadras construídas no Plano Piloto. Com piso original de taco de madeira, janelas amplas e pé direito generoso, o apartamento tinha um potencial eminente, mas precisava de uma boa reforma com reorganização dos fluxos e divisões dos cômodos para acomodar as novas necessidades.
Como costumam receber visitas com frequência, os moradores precisavam de uma grande área social que coubesse a família e os amigos confraternizando juntos. O ponto de partida foi a integração da sala de estar e TV com a sala de jantar e a cozinha, demolimos a parede que fazia o fechamento e resolvemos transformar toda a área em um espaço só. A bancada de granito com desenho em “L” possibilita a comunicação entre os ambientes e atende a dinâmica da família. A ilha com o cooktop sustenta o banco suspenso revestido com ladrilho hidráulico azul que serve como assento para a mesa de jantar, desenhada para caber até 12 pessoas. A lavanderia foi realocada onde antes existia um quarto e permitiu que a cozinha crescesse ainda mais.
O sangue nordestino também foi considerado. Buscamos criar relações entre essas diferentes regiões através dos revestimentos, itens de decoração e mobiliário. Priorizamos materiais que remetiam ao artesanal e ao natural, criando uma atmosfera aconchegante de casa para dentro de um apartamento. Criamos bancadas de concreto aparente que foram executadas durante a obra, tanto na sala como no lavabo, que recebeu uma pintura na cor açaí que contrapõe com o piso preto, cinza e branco.
Mantivemos a laje existente que foi tratada e recebeu acabamento de concreto para ser um elemento característico do projeto, contrastando com as paredes que são em sua maioria revestidas com elementos brancos como a textura de chapisco, o tijolinho e a pintura. O piso de taco original foi revitalizado, trazendo aconchego e aquecendo os espaços. O quarto dos filhos foi projetado para abrigar várias funções e não ser só um dormitório. Desenhamos a treliche com acesso lateral feito pela escada ou por meio da parede de escalada. O fechamento superior foi feito com cordas trançadas manualmente. Ao lado da cama fica um baú para os brinquedos e um balanço casulo. Um mural colorido segue uma narrativa e traz a temática da cidade de forma lúdica e divertida.
Durante o briefing, os clientes nos pediram para agregar a sensação de refúgio ao apartamento, com espaços para se esticar na rede e relaxar no final de um dia. Conduzimos esse pedido também para a suíte master, que originalmente abrigava um banheiro grande e disfuncional. Diminuímos o banheiro e inserimos um grande closet com fechamento em espelho para refletir a paisagem da área externa. As janelas se abrem para a copa das árvores. Essa sensação nos inspirou a valorizar essa relação com a vegetação também vinda de dentro. Por isso, como um respiro, as plantas estão presentes em todos os cômodos e nos ajudam a tornar o apartamento descontraído, leve e acolhedor.