-
Arquitetos: Gitai Architects
- Área: 6 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Dan Bronfeld, Ben Gitai
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Landroom é uma estrutura ambiental mínima no limite entre território e um objeto paisagístico. Situa-se no ponto de observação ocidental na borda da cratera de Mitzpe Ramon, no Neguev. Funciona como um local para observar as estrelas à noite e oferece abrigo aos visitantes durante o dia. O Landroom tem cerca de 6 metros quadrados, e pode acomodar duas pessoas. A estrutura reflete a transição de um estilo de vida normativo para as condições imprevisíveis resultantes da epidemia do Corona vírus que atormenta o mundo atualmente.
Mantém também um diálogo interno e externo com a área em que se encontra (Cratera Ramon), permitindo assim uma conexão entre o espaço e a paisagem que o rodeia. Entre outras coisas, a atmosfera no Landroom se transforma conforme as mudanças das condições climáticas ao longo do dia.
O projeto foi construído inteiramente com terra e areia da Cratera de Ramon, e pedras encontradas no local. O processo de construção se deu através da compactação do solo em diversas camadas num molde criado especialmente para esse projeto a fim de criar uma estratificação visual da materialidade do Landroom. O projeto explora a relação entre material e território e a maneira como estes se definem mutuamente.
Para além disso, o Landroom também remete para a paisagem sonora local. Dentro do espaço, há uma janela sobre a qual pende um sino de vento feito com pedras do deserto, dialogando assim com o ambiente natural em que se encontra. Esta obra, com curadoria e idealização da Gitai Architects, enfatiza a necessidade do homem observar a natureza. O Landroom é uma tradução espacial formal que proporciona aos visitantes uma sensação de liberdade dentro de uma paisagem única.