-
Arquitetos: YCL Studio
- Área: 45 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Leonas Garbačauskas
-
Fabricantes: AGROB BUCHTAL
Descrição enviada pela equipe de projeto. Recantos da Cidade Velha, vistas inesperadas, a rua Basilian incita aos místicos e uma espécie de austeridade. O espaço é dividido entre dois ambientes: a frieza atemporal da argila no crepúsculo e jogo de luz monocromático. À noite, o fogo místico da lareira dissolve todos os contrastes e convida ao descanso.
O contexto deste pequeno apartamento vale a pena mencionar: a longa casa centenária está situada perto do antigo portão da cidade de Vilnius, da muralha defensiva e do mercado local. A Rua Basilians revela um mosteiro mais distante. Além da localização, o senso de história é reforçado por paredes brutas, janelas e pé direito alto.
Os dois quartos têm 45m². O layout convencional de apartamentos por incorporadores imobiliários não era uma opção racional nem para o cliente, nem para nós. Uma casa espaçosa com proejto arrojado destinada a um casal ou um solteiro foi a orientação inicial para o projeto de interiores.
A ideia principal era criar um espaço para dois ambientes diferentes: o frescor atemporal da argila no crepúsculo e o jogo monocromático de luz. Eles estão “alojados” em duas zonas criadas por uma parede inclinada no meio da sala retangular. O resultado: um conjunto de quartos irregulares interligados, cada um com seu próprio caráter - algo inspirado nos recantos aconchegantes da cidade velha.
O contexto histórico incita aos místicos e a uma espécie de austeridade. Este estado de espírito, compreendendo hall, banheiro e quarto, é expresso pela frieza de azulejos escuros, superfícies de móveis pretas, espelhos e forro de concreto pintado. Aqui, o nicho da lareira na parede permite ver a sala de estar e compartilhar o calor do fogo.
Um espaço monocromático bem diferente domina a sala de estar, onde a luz do meio-dia brinca com tons de cinza, branco e preto. A sala trapezoidal estreita é moldada por paredes brancas, forro de concreto pintado e piso de carvalho. A sensação de leveza e minimalismo é mantida no mobiliário - desde volumes suspensos na cozinha a mesas e sofás modestos, até mesmo os pedestais são embutidos na parede.