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Arquitetos: Fernandes Arquitetos Associados
- Área: 4755 m²
- Ano: 2007
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Fotografias:Nelson Kon
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Fabricantes: Hunter Douglas, Armstrong Ceilings, AutoDesk, Chapas perfuradas de Alumínio, Hydro, Perfilor, Rockfibras, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Estação Bonocô do Metrô de Salvador caracteriza-se por ser uma estação elevada sobre o canteiro central da Av. Mário Leal Ferreira, localizada em Salvador, capital da Bahia. A grande diretriz e condicionante deste projeto básico, foi a exigência por parte da prefeitura de se manter um gabarito livre mínimo de 5.50m entre o solo e a estação. Dessa maneira, preserva-se a possibilidade do uso do canteiro central para potenciais intervenções urbanísticas, como uma futura ampliação da avenida, criação de faixa exclusiva de ônibus, ciclovia, área de lazer, estacionamento, área verde, entre outras possibilidades. Além disso, o projeto arquitetônico deveria permitir a construção em duas fases, possibilitando, em um primeiro momento, a construção apenas da via elevada e, posteriormente, do corpo da estação.
O projeto procurou criar uma estrutura que seja o mais leve possível - obras metroviárias são pesadas por natureza, em função das exigências estruturais e técnicas, ao mesmo tempo que possuem grandes dimensões, causando naturalmente um grande impacto visual. Normalmente, as estações possuem, além da plataforma, o mezanino de distribuição conectado através dos conjuntos de escadas rolantes e elevadores, criando, dessa forma, uma exceção na volumetria e exigindo consideravelmente da parte estrutural. O projeto buscou criar uma forma de compactar ao máximo estas estruturas, permitindo que estejam todas suportadas apenas pelos pórticos principais, sem a necessidade de se criar novos apoios. Desse modo, foi possível manter a mesma modulação de vão e sequência de apoios adotada na estrutura da via.
Tal solução é aparentemente sutil, no entanto, permitiu diminuir o volume construído e reduzir o número de apoios, trazendo maior leveza ao conjunto. Para que essa solução fosse possível, o mezanino elevado é acessado através de passarelas que ligam o corpo da estação com os acessos localizados junto aos passeios, em ambos os lados. As soluções de fechamento do corpo da estação, bem como a solução de cobertura das plataformas laterais, promove o uso intenso da ventilação e iluminação natural, ao mesmo tempo que protege contra a incidência direta do sol.