-
Arquitetos: Guallart Architects
- Área: 540 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Cricursa, Klarstein, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se refere a reforma de dois edifícios, que antes abrigavam uma pequena indústria têxtil e uma casa, do final do século XIX, no bairro Rec de Igualada, em Barcelona. O bairro, está atualmente em processo de transformação, para converter sua identidade industrial baseada no curtimento de couro, e se tornar um bairro criativo, que receberá artistas, eventos culturais e gastronômicos.
O projeto consistiu no esvaziamento de ambos os edifícios, dos seus pavimentos, pátios, paredes e pilares, de forma a abrir espaço para a casa e o escritório em seu interior. Dessa forma, todo o processo foi baseado em uma obra de demolição, reforço estrutural, reciclagem e valorização dos edifícios, ao utilizar materiais simples, de base popular. Um espaço de pé-direito duplo foi configurado no térreo da casa junto a uma grande lareira.
O primeiro pavimento foi destinado aos quartos das crianças e um grande espaço intermediário foi construído em torno do antigo pátio de ventilação. Além disso, no pavimento superior, uma espaçosa sala foi configurada, com o reaproveitamento do piso recuperado a partir da reciclagem das vigas dos pisos demolidos. A mesma estratégia foi repetida no volume do escritório, ao criar um espaço de trabalho tanto no piso térreo como no superior, com grande austeridade material.
A fachada, que expõe os diferentes materiais e fases de sua construção, incorpora um mural do artista Btoy, que reforça o caráter cultural do bairro.