-
Arquitetos: OYTO Arquitetura, Planejamento e Construção
- Área: 30 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Norio Ito
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício CARMELO560 foi concebido para ser uma síntese de estratégias arquitetônicas atualmente em uso para reduzir sua pegada ambiental – ventilação cruzada, varandas para sombrear áreas com maior incidência solar, reuso de água de chuva e dos drenos de ar condicionado - bem como atender a uma demanda por um estilo de vida mais simples, com menos acúmulo, com mais praticidade.
Dessa forma, os estúdios de 20m² e 30m² foram mobiliados para que atendessem às expectativas de um programa residencial, apesar de seu tamanho reduzido, de duas formas diferentes. Na unidade de 30 m2 sobrepõem-se diversas funções no espaço principal que ora se torna sala de estar, ora sala de jantar, ora home office, ora quarto. Já na unidade menor, além da sobreposição de funções, já que o quarto pode ser tornar um generoso espaço de trabalho, temos a elasticidade de espaços, ou seja, reduzimos ou aumentamos as áreas de cozinha e quarto/trabalho conforme a necessidade, deslocando-se o guarda-roupa em direção à cama o que resulta na integração da sala com a cozinha. Nessa disposição de móveis que incrementa as áreas sociais do apartamento, as áreas de trabalho e dormir ficam recolhidas porque não são usados no momento de receber visitas.
Áreas de uso comum ou compartilhado são oferecidos em todos os andares, térreo e cobertura, como forma de proporcionar oportunidades de encontros, em contraposição aos espaços privativos mais compactos e à virtualização dos relacionamentos. O CARMELO560 localiza-se em região com vasta oferta de serviços e produtos, permitindo que se desfrute da cidade sem tanta dependência de automóveis.