-
Arquitetos: MAD Architects
- Área: 4460 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nic Lehoux, Darren Bradley, Manolo Langis
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Boulevard Wilshire, nº 8600, no bairro de Beverly Hills, na Califórnia, o conjunto residencial Gardenhouse é um projeto de uso misto que consiste em unidades comerciais no térreo e mais 18 unidades residenciais nos níveis superiores. Evocando a luxuosa paisagem de Bervely Hills, o volume branco e irregular cresce a partir da parede verde, conformando assim uma espécie de "vila montanhosa" que faz uma singela homenagem às icônicas encostas de Los Angeles. Este aglomerado irregular de janelas e coberturas de duas águas criam uma forma simples, dinâmica, divertida e espirituosa.
O projeto abriga uma das maiores paredes verdes com plantas naturais dos Estados Unidos, a qual é coberta por plantações exuberantes de suculentas e outras espécies nativas, tolerantes à seca, cuja familiaridade com o clima local nega a necessidade de irrigação e manutenção extra. O resultado é uma textura única formando uma adição orgânica, natural e sazonal à paisagem urbana do bairro.
Este "vilarejo na encosta da montanha”, assim como é chamado pelos arquitetos, tem 4.460 m² e oferece uma variedade de quatro diferentes tipologias habitacionais, sendo um total de dois estúdios, oito apartamentos maiores, três casas e cinco apartamentos tipo loft. Essa mistura saudável resulta no senso de comunidade, e ao mesmo tempo, um sentimento de individualidade e exclusividade, mesmo em um projeto nesta escala. Ao contrário dos projetos tradicionais, cada unidade tem sua própria rota de circulação de entrada e saída. Além disso, quase todas as unidades apresentam um volume de telhado inclinado que repercute internamente com expressões dinâmicas.
Cercado por este aglomerado de apartamentos em um volume branco com telhados inclinados e irregulares, encontra-se o pátio interno que conforma um espaço central destacado pelo seu projeto de paisagismo, com vegetação e alternância de níveis. Considerando cuidadosamente a distância, orientação e disposição das varandas com vistas para o pátio, o resultado é uma interação discreta, privativa, tranquila e conveniente entre os residentes e seu “jardim secreto” compartilhado.
Os visitantes do Conjunto Residencial Gardenhouse são recebidos em uma entrada no andar térreo ao longo da Rua Stanley Drive, localizada próxima ao Boulevard Wilshire. A entrada adota a atmosfera de uma caverna entalhada na encosta de uma montanha. Um ambiente escuro e surreal onde os visitantes e moradores são conduzidos em uma jornada por um “país das fantasias” de luz, sombra e som da água. Mais à frente, a suavidade da caverna encontra seu ápice em um ponto brilhante, iluminado pela luz natural que fluí através de uma fonte de água conectada ao pátio acima. Parados, os visitantes se maravilham com uma vista emoldurada do sol, céu, paisagem e água: uma pintura viva que remove as pessoas da realidade da cidade.
Por meio do projeto do Conjunto Residencial Gardenhouse, os arquitetos do MAD, escritório responsável pelo projeto, buscaram oferecer uma resposta aos cubos brancos estereotipados das cidades com alta densidade populacional de todo o mundo. Uma conexão intrínseca com a natureza, a partir de um pátio compartilhado e espaços externos privativos, criam um oásis de tranquilidade em meio ao ambiente urbano. O resultado é uma manifestação física da ideia de que a arquitetura pode se conectar com o ambiente construído e com o ambiente natural, somando seus benefícios para oferecer uma experiência de vida mais completa e harmoniosa.