Descrição enviada pela equipe de projeto. A principal ideia por trás do Edifício Green Solution House é revelar os principais aspectos da economia circular na arquitetura. Primeiramente, esmiuçando soluções sustentáveis aplicadas à arquitetura; em um segundo momento promovendo o desenvolvimento contínuo da disciplina e, finalmente, permitindo compartilhar o conhecimento adquirido ao longo do processo. O projeto do edifício em si procura responder à uma série de diferentes parâmetros específicos, revelando assim uma abordagem mais holística da sustentabilidade. Depois de inaugurado, o projeto da Casa Solução Sustentável recebeu as certificações DGNB e Cradle to Cradle.
Como um projeto de renovação de um antigo hotel e centro de conferências na Dinamarca, o Green Solution House permitiu integrar a estrutura existente ao parque natural na qual está inserida, uma área pantanosa com lagos sazonais utilizada para o tratamento da água e esgoto produzido pelo edifício além de promover a biodiversidade local, favorecendo o desenvolvimento sustentável e a salvaguarda de espécies locais ameaçadas de extinção. Colocando o conforto ambiental em primeiro lugar, o projeto da Casa Solução Sustentável procura promover uma experiência de usuário centrada na natureza, promovendo a ventilação e iluminação natural em todos os ambientes.
Conceitualmente, a proposta de intervenção nasce de uma análise profunda e minuciosa do contexto específico. Obviamente precisávamos atender a uma série de demandas do cliente, reativando a estrutura do hotel e centro de convenções e tornando-o viável e atrativo para seus visitantes. Ainda assim, procuramos fazer do Green Solution House um projeto de referência que utiliza as mais recentes novidades no mundo da arquitetura sustentável.
No Green Solution House, procuramos eliminar toda e qualquer noção de desperdício. Para isso, todo o edifício foi concebido para ser desmontado ao final de sua vida útil, permitindo a reciclagem de cada um de seus materiais e componentes quando estes não sejam de origem natural e/ou biodegradáveis. Procuramos utilizar materiais ativos capazes de purificar o ar, tanto em ambientes internos quanto externos. Criamos dois sistemas cíclicos de águas auto-regenerativo onde um deles conta com um filtro de algas que limpa e purifica as águas residuais tornando-a potável novamente e outro, que transforma o esgoto em nutrientes e fonte de energia renovável.
Exploramos a economia circular de energia através da implementação de várias estratégias sustentáveis que são constantemente informadas pelas condições locais e pelo uso pragmático dos recursos: produção de energia no local, tecnologias naturais, sistemas inteligentes de controle de temperatura e qualidade do ar, projeto para desmontagem, ventilação e iluminação natural abundante além de reciclagem e ressignificação das estruturas existentes.
Para os quartos, desenvolvemos um sistema inteligente que opera através de um aplicativo especialmente desenvolvido para o Green Solution House, permitindo avaliar instantaneamente o impacto de cada hospede na estrutura como um todo, monitorando o consumo de água e energia, as condições de iluminação e ventilação natural em cada ambiente além da temperatura e umidade no interior de cada quarto. Durante o processo de projeto e construção desenvolvemos o nosso próprio sistema de avaliação e ranqueamento dos materiais, selecionando e priorizando materiais de origem cientificada, recicláveis e de empresas socialmente responsáveis, para citar alguns dos critérios utilizados.
Trabalhando em colaboração com cada um dos fabricantes locais, também pudemos mapear os fluxos de todos os possíveis resíduos gerados pela construção do edifício e seus componentes, reciclando-os na própria obra. Lascas e poeira de pedra foram utilizadas na área de estacionamento, refugos de vidro oriundos de uma escola local foram incorporados à uma resina biodegradável para a pavimentação das trilhas do jardim.
Como Rønne é um ilha, ao invés de encomendarmos materiais e serviços de empresas do continente, priorizamos produtos e mão-de-obra local sempre que possível. Elementos de concreto foram pré-fabricados à cinco quilômetros da obra e granito utilizado provem de uma pedreira localizada a 10km de distância. Materiais ativos, incluindo tapetes, gesso acartonado e a membrana do telhado ajudam a filtrar o ar, enquanto generosas aberturas e clarabóias permitem uma ampla e abundante iluminação e ventilação natural dos espaços interiores. Além disso, plantamos várias mudas de espécies nativas no jardim, fortalecendo a biodiversidade local. O restaurante, por sua vez, oferece refeições à quilômetro zero.