-
Arquitetos: Nao Tamura
- Ano: 2020
Descrição enviada pela equipe de projeto. O banheiro é um lugar onde atendemos às necessidades físicas universais para toda a humanidade, independentemente da idade, identidade sexual, nacionalidade, religião ou cor da pele. À medida que entramos em uma era de maior consciência, como um espaço comum, como o banheiro público pode evoluir para acomodar com eficácia nossas necessidades infinitamente diversas?
Morando em Nova York, tive o privilégio de testemunhar a comunidade LGBTQ+ vivendo em alinhamento com suas identidades sexuais. Ao projetar este banheiro público para um pequeno lote triangular em Shibuya, imaginei uma sociedade que abraçasse a comunidade LGBTQ+ e reservasse espaço para eles viverem sua verdade. Percebi que o que permite a cada usuário uma experiência confortável se resume em segurança, privacidade e urgência. Com isso em mente, criei três espaços separados que redefinem a forma como um banheiro público estabelece o espaço pessoal.
O projeto foi inspirado em Origata, um método tradicional japonês de embalagem decorativa. Um símbolo de presentear, este motivo incorpora o espírito de hospitalidade para com os visitantes de Shibuya e carrega minha visão de criar um espaço seguro que envolva todos os usuários.
Este projeto representa minha esperança por uma sociedade onde pessoas de todas as esferas se sintam seguras.