-
Arquitetos: Somdoon Architects
- Área: 7 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:W Workspace, Beersingnoi
-
Fabricantes: C-Post, TOA Thailand PCL, Trimble Navigation, VSN Interset
Descrição enviada pela equipe de projeto. O “Mori Haus” está localizado na crescente periferia de Bangkok, perto de um canal, prados e uma área residencial. O grande desafio do projeto foi encaixar moradias de alta densidade em um bairro com baixo gabarito, mantendo a atmosfera pacífica do entorno. Os dois blocos de edifícios residenciais, de sete pavimentos, estão localizados ao longo do perímetro do local, de forma a maximizar o jardim central, enquanto o terceiro edifício, uma construção térrea que abriga as áreas comunitárias, está situado no espaço aberto entre os dois blocos residenciais. A implantação do projeto possibilita uma maior conexão com a área verde comum em frente ao empreendimento, além de destacar o talude. O jardim frontal permite que os residentes caminhem pela paisagem até cada bloco residencial.
O projeto do edifício de apoio teve o objetivo de integrá-lo a paisagem central e incentivar os moradores a desfrutá-lo. Sua forma segue a geometria do paisagismo, e seu telhado verde está no mesmo nível do primeiro pavimento residencial. O lobby tem uma janela deslizante que pode ser aberta em ambos os lados para ventilação cruzada, e as claraboias com formato irregular permitem a entrada de luz direta no lobby principal, criando uma atmosfera ao ar livre. No final do edifício está localizada a academia, que se projeta na paisagem através de porta janelas de vidro.
Todas as unidades voltadas para o interior possuem uma grande varanda para apreciação do jardim central. Em contraste, as unidades voltadas para o exterior possuem duas categorias de fachada; varanda com árvore ou varanda com janelas, que se integra ao espaço interino. As fachadas foram dispostas de forma a criar o ritmo da composição, com vazios que possibilitam o crescimento das árvores na vertical e, ao mesmo tempo, configuram um padrão distinto. Com o jardim central, a disposição do edifício e o desenho da fachada, o projeto cria uma atmosfera verde não apenas para os residentes, mas também um ambiente construído amigável para os vizinhos.