-
Arquitetos: Tom Eckersley Architects
- Área: 90 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Dan Preston
-
Fabricantes: Adobe, Astra Walker, AutoDesk, Enscape, Inner West Joinery, Laelie Berzon, McNeel, Signorino, VitrA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento foi originalmente construído no início de 1990. Ele permaneceu relativamente intocado e com uma necessidade de reforma. É um apartamento de dois dormitórios, porém, o cliente usava o segundo quarto como escritório. Nosso projeto conseguiu utilizar os espaços de forma mais eficaz, integrando uma zona de estudo em um corredor antes não utilizado, recuperando assim o segundo quarto para a finalidade pretendida.
O apartamento tem vista para alguns dos belos jardins de Melbourne, no entanto, a área de estar original não fazia referência a isso. Portanto, re-orientamos a sua disposição para contemplar os jardins, permitindo que o exterior inundasse o espaço habitacional e proporcionasse ao cliente uma melhor relação com o ambiente externo. O projeto procurou maximizar o espaço por meio de uma marcenaria cuidadosamente integrada que conecta os espaços da cozinha, lavanderia e banheiro em um único volume minimalista. Um segundo elemento de marcenaria foi adicionado ao lado oposto para criar um escritório separado com área adicional para depósito.
A luz foi um fator significativo na determinação dos materiais. Por ser um apartamento voltado para o sul, não recebe muita iluminação natural. Deste modo, escolhemos uma paleta de cores claras que incluía pedra branca, marcenaria cinza claro e piso de carvalho para ajudar a atrair o brilho natural necessário para o espaço. Espelhos também foram utilizados na cozinha e no banheiro para ajudar a potencializar a sensação de leveza visual ao espaço.