-
Arquitetos: CatsEye Bay Design
- Área: 36 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Kat Lu
-
Fabricantes: Heritage Building Centre, The Terrace House Shop, Wayne Mavin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto ousado em um apartamento de 36 metros quadrados em um edifício art deco está localizado em Sidney, na Austrália. Inicialmente havia a necessidade de adequar o espaço para locações rápidas, como Air BnB, porém, o resultado convergiu para um espaço adequado tanto para locações rápidas quanto para longa duração.
Esta reforma é resultado do trabalho da arquiteta Sarah Jamieson, diretora do escritório CatsEye Bay Design. A arquiteta trabalhou com uma abordagem de observação do espaço, permitindo que as possibilidades se apresentassem, e fossem analisadas e revistas, antes de transformá-las em maquetes eletrônicas e protótipos.
O apartamento agora conta com um dormitório, e área de estar, espaços que cuidadosamente revelam momentos de deleite ao longo do dia. O aparamento também faz uso inteligente de marcenaria sob medida, a qual resolve questões tanto de mobiliário quanto de arquitetura, apresentando respostas em relação a sua funcionalidade e aos estímulos visuais, acomodando, múltiplo usos, criando linhas de visão, e organizando fluxos.
Há espaço para sentar, para ler, para trabalhar, para sair do banheiro e entrar em um closet, para cozinhar e para receber amigos, para se apoiar e abrir as janelas que dão para a rua, e é claro, para dormir e descansar com amplas vistas.
Ao entrar no apartamento, o visitante é, primeiramente, recebido por uma forma ousada, sinuosa e intransigente, a qual funciona como um generoso espaço de armazenamento. O visitante então se desloca para onde são revelados os espaços básicos necessários para dormir, armazenar e descansar. Uma curva similar conduz a cozinha, onde é possível sentar, conversar e fazer os serviços domésticos de forma simples e delimitada em um só espaço.
A localização da marcenaria foi a chave do projeto. Ao alinhar o espaço de sentar e estar com as janelas, criou-se o espaço essencial de uma sala de estar, ao mesmo tempo que se liberou espaço para o dormitório. Ao sentar na cama e olhar par a janela, o visitante sente que todo o espaço é um quarto triangular.
Os materiais são uma parte importante de como o apartamento se configura. A madeira, os azulejos, as superfícies pintadas e os tecidos foram cuidadosamente escolhidos para atrair o visitante para perto, e criar um lugar confortável, iluminado e calmo.
As duas peças de marcenaria foram fabricadas por Wayne Mavin & Co e foram meticulosamente finalizadas a mão. Outros materiais e acabamentos foram restaurados, incluindo o piso original.
"A arte de uma cadeira não é a sua semelhança com a arte, mas sim sua razoabilidade, sua utilidade e sua escala como uma cadeira. Essas são as proporções, que são visivelmente razoáveis. Uma obra de arte existe como ela mesma. Uma cadeira existe como ela mesma. E a ideia de uma cadeira não é uma cadeira." - Donald Judd, 1986