-
Arquitetos: Damith Premathilake Architects
- Área: 976 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ganidu Balasuriya
-
Fabricantes: AutoDesk, Ikea, Lumion, Trimble Navigation, VADO, VitrA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no interior do Sri Lanka, a cerca de 2 quilômetros da Escola de Treinamento Militar Diyathalawa, esta é uma residência aconchegante projetada pelo arquiteto Damith Premathilake. Situada em meio a uma floresta de pinheiros próxima à uma falésia, a casa é um esconderijo ideal para relaxar e contemplar o clima que possui uma temperatura de cerca de 20℃ durante todo o ano.
A estrutura desta casa é resultado de uma estratégia de repensar que modificou e converteu a simples cabana existente. A característica do projeto é a reutilização adaptativa de caixas de paletes de madeira. O detalhamento cuidadoso e a reutilização eficaz da madeira foram usados para construir características proeminentes, especialmente no andar superior da casa. As ripas de madeira que sobraram durante o processo de construção são reutilizadas para formar uma tela de madeira que funciona como uma parede ao longo da passagem no térreo. O uso sustentável dos paletes é uma adição de grande valor à casa de campo e cria uma identidade distinta.
O uso de aço e pedra em complemento à madeira contribui para a elegância desta morada simples. O piso de pedra realça ainda mais o ambiente que é trazido dos arredores, semelhante ao solo duro sob os pinheiros altos. A estrutura de dois andares com o telhado inclinado projetado para se adequar ao clima, combina com a configuração entre os pinheiros proporcionando uma experiência única. A natureza e a noção de estar na floresta são incorporadas ao projeto. O telhado de alumínio verde, que lembra a copa de uma árvore, e as colunas de aço delgadas, que retratam a natureza de um aglomerado de pinheiros, criaram uma residência muito simples, mas marcante.
O terreno oferece vistas deslumbrantes da floresta, enquanto a estrutura simples de dois andares celebra a localização com a disposição espacial. O projeto emoldura vistas para a floresta em diferentes pontos da casa. Espaços íntimos com bancos, que oferecem a oportunidade de vivenciar a floresta nas proximidades, são cuidadosamente incorporados ao layout. A casa de férias se ilumina como uma lanterna em meio a floresta de pinheiros, criando um ambiente elegante e aconchegante à noite. Com intervenções simples, mas inteligentes, este projeto é ecologicamente correto, energeticamente eficiente e, ao mesmo tempo, construído com um pequeno impacto ambiental. É, portanto, uma casa com qualidades interiores e arquitetônicas que emergem da própria natureza.