-
Arquitetos: TUA Atelier
- Área: 70 m²
- Ano: 2019
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto localiza-se numa zona residencial de Lisboa num edifício com construção tipicamente portuguesa do final do século XIX. A estrutura dos apartamentos nesta época em geral era muito estreita com bastantes divisões pequenas que criavam diversos compartimentos incluindo internos ( sem janelas ).
Neste momento os requerimentos e condições base de habitabilidade são bastante diferentes dos anteriores e como consequência a articulação dos espaços e aquilo que os define mudou muito até aos dias de hoje. Uma das grandes modificações foi também a relação dos espaços interiores de habitação com a luz natural exterior, que se tornou crucial na vida do dia a dia da sociedade.
O conceito foi criar um núcleo na área mais interior do apartamento com as áreas húmidas, tais como as IS’s, armários e cozinha, deixando o mais amplo e aberto possível as áreas de estar e permanência – como a sala e o quarto – que têm luz natural. Desta forma liberta-se o máximo de espaço e cria-se um espaço mais fluído à volta do interior do apartamento – núcleo - que contém as áreas que são possíveis de funcionar e habitar com a utilização de luz artificial.
Outra intenção necessária e importante neste projecto foi manter um diálogo entre a arquitectura existente e características de identidade de um apartamento da sua época, com a contemporaneidade da vida actual que implica uma nova conceção espacial e novos materiais. O apartamento é um T1 com o espaço de estar/jantar e cozinha num único espaço, virado a poente e o quarto virado a nascente com luz natural, que é possível de se dividir em 2 quartos caso seja necessário.