-
Arquitetos: Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados
- Área: 320 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Aryeh Kornfeld
-
Fabricantes: Byalvid, Hilam
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para os proprietários, um casal de acadêmicos com filhos já crescidos, a casa deveria permitir o seguinte:
-Estar com lareira e vista.
-Espaço interno para 10 pessoas almoçarem, com vista.
-Cozinha ligada à sala de jantar e não muito longe do espaço externo.
-Espaço externo para 10 pessoas almoçarem protegidas do vento com um pouco de sol, vista e churrasqueira.
-Lugar para assistir ao pôr do sol, em uma banheira de hidromassagem, olhando o mar com os amigos e um drink.
-Lugar para escrever de frente para o mar no dormitório principal, independente, com mesa e lareira.
-Lugar para poder dormir enquanto os jovens se reúnem na sala.
Paisagem
O terreno voltado para o mar, com suave declive, é característico da costa central do Chile, com uma bela vista do oceano ao entardecer e exposto ao vento frio do sul. A oeste, o projeto se destaca por sua geometria angular que, por contraste, destaca a paisagem circundante. A encosta consolidada de areia se dobra para acomodar os espaços interiores de materialidades simples e puras.
Identidade
Mais do que um apego formal, entendemos que os proprietários procuravam, através das suas exigências, um modo de viver, o das tradicionais casas de praia, onde houvesse maior liberdade programática e integração dos espaços, com a consequente ruptura com a rigidez formal tradicional das casas da cidade, gerando uma vida mais descontraída.
Propusemos um terraço-praia, uma área destacada do entorno que se projeta sobre a vista distante do oceano. Este local de contemplação se integra ao volume autônomo principal da sala de estar, sala de jantar e cozinha através de uma grande porta-janela que se abre e conecta o espaço público da casa. Também no volume dos dormitórios, o corredor é aberto e integrado a este amplo ambiente, gerando um grande espaço comum.
A Praia
É o espaço central da casa, onde tudo acontece. Para fomentar a sensação de conforto e relaxamento, em vez de instalar um pavimento padrão no terraço, propusemos cobri-lo com areia, para que se possa caminhar relaxado e descalço, sem pretensões. Apenas as principais circulações foram consolidadas com deck de madeira: o acesso e o trecho que se comunica com os dormitórios das crianças e hóspedes. Uma pequena piscina com água quente permite a sua utilização durante todo o ano, acompanhada por uma espreguiçadeira de concreto que simula uma pedra. Esta síntese de uma paisagem natural, ao reunir os seus elementos, é uma releitura do litoral circuncidante.
Ordem e Programa
A disposição dos volumes constrói um envoltório. O volume principal está voltado para o norte e ergue-se do solo, protegendo a praia do vento. Este funciona como um corpo autônomo, contempla a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha; abaixo dele, o setor de serviços e, mais privado, um segundo nível com dormitório principal.
O volume de contenção do terreno, voltado para leste, abriga os quartos das crianças e visitantes, esta edificação é absolutamente independente e está conetada ao volume principal por um corredor exterior apoiando a ideia de que a praia seja sempre o centro de todas as travessias, reuniões, eventos e atividades.
Desenho Construtivo e Materialidade
A casa é proposta como uma construção tradicional em concreto armado, procurando assemelhar-se a uma edificação em adobe, as fôrmas são feitas com tábuas de madeira que deixam a sua textura exposta para receber o reflexo da luz solar ao longo do dia. Esta simples materialidade sustenta a ideia de relaxamento, além disso, não foram propostos materiais sofisticados e de difícil manutenção, pelo contrário, a ideia era reduzir ao máximo as preocupações desnecessárias e desfrutar da experiência em paz. Para compensar o frio do concreto em paredes e pisos, a cobertura é composta por vigas de madeira laminada e forros em compensado, melhorando a acústica e proporcionando uma textura natural, humanizando os ambientes. A decoração e os móveis, feitos com materiais naturais, também buscam essa liberdade e geram ambientes especiais.