-
Arquitetos: Nhabe Scholae
- Área: 75 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hyroyuki Oki
-
Fabricantes: AutoDesk, Dulux, Hippicdesign, Hippicdesign, Local brand, Rainbow, Sofacompany, Sofacompany, Tan My A, Tan My A, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reforma de um apartamento de 75 m² localizado no Canal Kenh Te, na cidade de Ho Chi Minh, no VIetnã. O pedido era simples, transformar o apartamento em um estúdio para o proprietário com espaço suficiente para dispor suas plantas e livros. A resposta foi fazer um único espaço com planta livre, aproveitando a iluminação natural do sul.
O interesse era criar um paisagismo para o espaço interno, usando os objetos como topografia, que parecem flutuar sobre o piso cinza e luminoso de epóxi. Aproveitando da neutralidade desse material, a arquitetura trabalhou com os pertences do morador. O antigo e tradicional projeto antropocêntrico, é substituído por um desenho multi-centrado, que consiste nas negociações diárias que o proprietário tem, em termos de espaço e território, com as coisas ao seu redor, como plantas e mobiliário.
A relação do proprietário com o apartamento, e a forma como sua vida íntima se estende aos seus objetos e constitui uma forma pouco convencional de definir uma casa: o lugar onde o habitante não se impõe como o mestre daquele ambiente, mas se coloca na posição de nutrir, de contemplar, de ser parte do todo. Como o projeto não permite que os objetos sejam escondidos, essa transparência transfere aos objetos um status de contemplação. A configuração interna deste projeto, portanto, se torna uma exteriorização das memórias do morador.