-
Arquitetos: Alexandra Lima, Rodrigo Vargas Souza
- Área: 25 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Mauro Goulart Fotografia
-
Fabricantes: Fornecedores
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída no meio da floresta, na zona rural de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. A Walden Tiny House recebeu este nome em referência ao livro de Henry David Thoreau que relata o tempo em que o escritor viveu sozinho no meio da floresta, na casa que ele mesmo construiu e alimentando-se não só do que plantava, mas também da essência da vida. Um pouco do que a proprietária tinha como desejo.
“Fui para a mata porque queria viver deliberadamente, enfrentar apenas os fatos essenciais da vida e ver se não poderia aprender o que ela tinha a ensinar, em vez de, vindo a morrer, descobrir que não tinha vivido”. A casa tem uma área construída de 25 m² e foi projetada para ser construída no sistema construtivo estrutural leve de madeira (Light Wood Frame) utilizando madeira oriunda de floresta plantada (Pinus Eliotti). O método de montagem proposto pelos arquitetos foi o não industrializado, contrariando a tendência da construção modular e industrializada no qual sistema construtivo Light Wood Frame está inserido. Esta escolha foi definida para diminuir a dependência da indústria, o custo de montagem e sendo uma alternativa de autoconstrução.
Utilizando o conceito faça-você-mesmo (Do it yourself – DIY) os arquitetos produziram kits e manuais para autoconstrução do Light Wood Frame e durante um ano fizeram cursos práticos de montagem nas principais madeireiras e universidades de Florianópolis. Assim, este projeto é parte integrante de um esforço de fazer arquitetura de baixo custo e de qualidade focando a sustentabilidade e autonomia construtiva.