-
Arquitetos: Architects 49 House Design Limited
- Área: 4000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:W WORKSPACE, MANOO STUDIO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta habitação está situada entre grandes árvores tanto dentro do próprio terreno, quanto fora. Localizada no subúrbio de Bangkok, em uma região bem conectada ao tecido urbano, mas que apresenta um entorno tranquilo e bem conectado com a natureza. Existem três funções diferentes neste projeto: a casa, um pavilhão de vidro e um complexo para exercícios físicos.
O conceito do projeto nem sempre é inspirado da perspectiva física do local. Neste caso o conceito surge a partir da experiência emocional do "momento e interpretação do movimento", o qual foi concebido pelo arquiteto em uma de suas primeiras visitas ao terreno. Assim, o nome da casa (torcida) é baseado num padrão de ventos, e movimentos das árvores. A visita e observação do terreno também lembra de uma importante missão como arquitetos, a de preservar essa condição única, sem manipulá-la demais.
Dessa forma, a missão de preservação deste local foi a mais difícil. Apesar dos arquitetos terem se esforçado buscando alternativas, foi difícil encontrar um desenho que fosse de encontro com os requerimentos. Pela demanda dos clientes, o edifício seria maior, porém, com uma intensa atividade dos profissionais, foi possível distribuí-o da melhor forma. A parte que foi eliminada é uma metáfora da circulação principal da casa, que é similar ao caule de uma grande árvore.
A circulação principal se dá por meio de uma forma arredondada, escultórica. A geometria do segundo pavimento, onde se encontram os espaços coletivos, como sala de estar, sala de jantar e dispensa, é torcida sentido horário, buscando se manter distante das árvores existentes.