-
Arquitetos: B2F
- Área: 105 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Cristiano Bauce
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício situado na borda de um vale próximo a uma importante avenida da cidade abriga um apartamento duplex que se beneficia da visual criada pelo declive natural, possibilitando boa insolação e vistas para um horizonte distante. Tal situação orienta a organização do programa do apartamento de forma a potencializar a conexão dos ambientes com as visuais, e resguardando no miolo o núcleo operacional da casa.
Dessa forma no pavimento térreo o ambiente social se localiza junto das fartas esquadrias enquanto um núcleo mais denso abriga as funções de cozinha, área de serviço, lavabo, lareira e churrasqueira. Tal estratégia é reforçada por um painel madeira que envolve este volume de serviços criando uma característica prismática e regular, atuando como um plano de fundo para a curadoria do mobiliário que compõem o ambiente social e de jantar. Como transição para o segundo pavimento a escada marca presença através de tirantes metálicos que descem do pé direito duplo interno para sustentar degrau por degrau.
No segundo pavimento a suíte máster se beneficia da demolição de uma parede que dava para o mezanino da sala possibilitando que as visuais com o horizonte distante se torne ainda mais potente e ampla. E como uma transição entre esfera íntima e social foi criada uma rede que fica solta no mezanino e funciona como ambiente de estar entre dormitório e sala, quase que flutuando e mirando o vale.