-
Arquitetos: JWA Berlin, Ralf Wilkening Architect
- Área: 655 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Simon Menges
-
Fabricantes: Feco, Geberit, Grohe, Hans Timm-Fensterbau, Haworth, Irden, Laufen, RZB, Roma, Spich, Villeroy & Boch
Descrição enviada pela equipe de projeto. O local escolhido para a start-up REMISE (um prédio residencial anexo à uma histórica oficina) em Immanuelkirchstraße, está situado no distrito de Prenzlauer Berg, sobre o solo sedimentar da região conhecida como Barnim Plateau. Oitenta por cento do edifício existente foi construído há mais de cem anos (aproximadamente 1890–1905). Na época, a estrutura era sempre a mesma: um volume na frente, um nos fundos e um "Remise", uma dependência externa. A combinação de ocupação era vibrante. Enquanto os volumes frontal e posterior eram usados para moradia, os artesãos exerciam suas atividades no remise: carpinteiros, seleiros, serralheiros, padeiros, etc.
Muitas das necessidades vitais eram fabricadas no local. Embora os apartamentos permaneçam, os negócios há muito desapareceram, substituídos por designers gráficos, programadores, planejadores e outros. A ideia de um ambiente urbano multiuso, entretanto, reapareceu. O projeto também aproveitou a formação geológica da região que possui uma rápida absorção da água impedindo que o subsolo seja inundado.
Quatro escritórios são criados no REMISE, cada um se estende por um pavimento e pode ser dividido com paredes de gesso conforme a necessidade. Um terraço permite que os usuários relaxem ao sol. A iluminação ocorre através da grande fachada de vidro que cria pequenas varandas ao brincar com as posições das janelas. Baseado em uma construção híbrida, em concreto armado e madeira, o REMISE se beneficia das qualidades de ambos os materiais.
As paredes foram feitas como elementos estruturais de concreto aparente. Além disso, todos os tetos foram executados em uma técnica de construção mista: as vigas de madeira pré-fabricadas são posicionadas nas reentrâncias das paredes de concreto e providas de uma laje, sobre a qual, por sua vez, é aplicada uma camada de concreto. A construção do teto permanece visível no interior e contribui significativamente para o ambiente especial das salas. Em termos de energia, tempo de construção e vida útil, ficou claro que uma construção híbrida com madeira seria melhor do que uma construção sólida e clássica neste projeto.