-
Arquitetos: Plan Architect
- Área: 5700 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ketsiree Wongwan
-
Fabricantes: Bluescope, COTTO, SCG, TOA, WILLY
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na cidade de Nakhon Pathom, Tailândia, este complexo de edificações conforma uma vila de acolhimento de crianças patrocinada pela Cruz Vermelha Tailandesa. O projeto consiste em sete tipos de edificações que são: Casa do Diretor, Casa do Professor, Dormitório de Estagiários, Casa das Crianças, Sala de Treinamento, Refeitório e Edificação de Serviços.
A "economia de suficiência", que é a filosofia do Rei Bhumiphol, é o tema principal deste projeto. De acordo com ele, os arquitetos decidiram se aproximar o conceito de “arquitetura autossustentável”.
Projetar o masterplan é a primeira chave do projeto, onde estamos principalmente preocupados com a orientação das edificações, dividir cada função em pequenos volumes e posicioná-los em uma composição sobreposta para que cada edificação não bloqueie outra, mas sim, possibilite ventilação cruzada e também sombra para o próximo volume. A parte posterior do terreno foi utilizada como área de demonstração agrícola.
A segunda chave do projeto é criar um espaço aberto, uma linha curva é aplicada ao telhado para realçar o caráter aberto e fornecer um pátio interno que será um espaço comunitário entre os volumes.
A terceira, e última, chave do projeto são os elementos arquitetônicos, o telhado com grande beiral é um dos elementos tropicais que aplicamos ao volume para fornecer um espaço sombreado. Os brises de proteção solar são aplicados nos lados oeste e sul, as aberturas são posicionadas entre as aletas verticais para bloquear a luz do sol, mas ainda permitir que o vento atravesse o espaço. Além disso, selecionamos o tijolo como o principal material local, que é econômico e continua sendo a essência da região.