-
Arquitetos: Sordo Madaleno Arquitectos
- Área: 4757 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rafael Gamo
-
Fabricantes: Artek, Comex, Grupo Arca, Levira, Optilux, Patra, Porcelanosa Grupo, Vitra
Descrição enviada pela equipe de projeto. A história de Sordo Madaleno passa por mais de 8 décadas de arquitetura, desenho e cidade. Depois de hospedar o escritório desde os anos 1980 no endereço Reforma 2076, em Lomas de Chapultepec, Cidade do México, o crescimento contínuo da equipe de colaboradores em nosso escritório de arquitetura (SMA) e nossa empresa de empreendimentos imobiliários (GSM) demandou a redefinição, projeto e construção de uma nova sede.
Estrategicamente localizadas em um dos mais importantes pólos econômicos e culturais da Cidade do México (Nuevo Polanco), as novas sedes foram projetadas e desenvolvidas por nossa própria equipe de Design de Interiores, levando o projeto corporativo a um nível mais desafiador por sermos o nosso próprio cliente. Entre os desafios a serem enfrentados estava a nova dinâmica de trabalho e a transição mental corporativa, sendo este o eixo norteador do projeto e do planejamento operacional, tendo as diferentes áreas da Sordo Madaleno Arquitetos e do Grupo Sordo Madaleno centralizadas em um só lugar.
O terceiro e quinto pavimentos da Torre Corporativa Antara II - projeto próprio da SMA - abrigam as áreas estrategicamente divididas de ambas as empresas de Sordo Madaleno. O entendimento de que um ambiente corporativo semelhante a uma empresa com mais de 300 funcionários era necessário não nos encaminhou a modificar o ambiente de trabalho existente, o que incentiva cada funcionário a se apropriar de seu espaço de trabalho e se sentir confortável.
Vários ambientes funcionando em harmonia para o desenrolar das diferentes atividades de trabalho aparecem em cada novo espaço colaborativo, através da inclusão de um mobiliário funcional e ergonômico. A recriação destes ambientes dentro de um local de dimensões maiores levou ao uso de materiais neutros e aparentes em todas as superfícies, com a intenção de transmitir uma essência acolhedora através de tons sóbrios, equilibrados e atemporais em móveis, pisos e revestimentos.
Um elemento protagonista conecta visual e fisicamente todo o projeto corporativo, uma escada branca helicoidal que atua como uma escultura central no pé direito triplo que acompanha a recepção no pavimento inicial, um grande espaço de reunião de pé direito duplo no quarto pavimento, e a sala de conselho no último pavimento.
Graças à configuração da fachada e os serviços que existem na torre, é possível aproveitar de vistas a Miguel de Cervantes Saavedra na fachada norte e para o corredor central de Antara Fashion Hall e o skyline de Polanco na fachada sul. Esta condição permite acomodar os espaços de trabalho no perímetro de ambos os extremos sem perder iluminação natural e com a possibilidade dessas vistas agradáveis para o exterior.
O pavimento inicial conforma, além do lobby principal, as diferentes áreas administrativas do SMA, um refeitório corporativo e uma varanda como parte dos serviços para os colaboradores e, em um volume extrudado da torre, duas salas de reunião.
Concentrando mais de 120 arquitetos no quarto pavimento, o escritório de arquitetura e desenho de interiores em uma planta aberta de trabalho, com salas privadas para os diretores de projeto e espaços de trabalho colaborativo, reunião e impressão no centro da planta. No último pavimento estão as áreas administrativas do GSM com escritórios privados para os diretores da área, assim como três salas de reunião. Neste mesmo andar está a área da presidência da empresa, que acomoda os quatro escritórios de gestão principais na fachada sul e a sala de conselho ao norte.