-
Arquitetos: 57STUDIO
- Área: 315 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Roland Halbe
-
Fabricantes: Arauco, Cadwork, Etex, GRAPHISOFT
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em meio à uma antiga fábrica de materiais de construção, surge a ideia de reabilitar um armazém e uma série de outros edifícios anexos para abrigar uma nova empresa de soluções de construção industrializada chamada E2E. A proposta é reciclar o antigo galpão e demolir as demais edificações para ampliar a área verde e implantar os novos escritórios junto a um grupo de árvores existentes.
Através de um volume compacto e fechado para o seu ambiente industrial mais direto, o edifício procura integrar a natureza nos espaços de trabalho abrindo totalmente uma das suas faces para a área maior e mais sombreada do jardim. Por tratar-se de um edifício de escritórios de dois andares, optou-se por construí-lo inteiramente em madeira, o que representou um desafio estrutural que ao mesmo tempo poderia resolver as exigências espaciais de amplitude, flexibilidade e conforto.
A partir de uma planta regular de 12 x 12 m e uma malha modular de 1,2 m x 1,5 m, uma estrutura de madeira laminada é desenvolvida em um sistema de caixilhos reforçados e rígido de CLT (madeira laminada cruzada ), que atua em conjunto com vigas e laje. Este sistema permite reduzir a seção das vigas e otimizar os apoios e contraventamentos, possibilitando espaços mais amplos e flexíveis no interior.
A solução estrutural em madeira se mantem exposta no espaço interno, enquanto o exterior é composto por um envoltório de vidro que aproveita os pilares como montantes e por uma fachada ventilada com placas de fibrocimento e treliças do mesmo material na frente dos espaços de serviço. O edifício, desta forma, representa os principais materiais que compõem o produto da E2E, como o fibrocimento e a estrutura de madeira.