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Arquitetos: HIBINOSEKKEI, Youji no Shiro
- Área: 3111 m²
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Fotografias:Studio Bauhaus, Ryuji Inoue
Descrição enviada pela equipe de projeto. A taxa de natalidade no Japão está em declínio constante, resultando na diminuição proporcional do número de filhos, e por consequência de irmãos em cada família. Como resultado, a habilidade de relacionamento e conexões entre as crianças de diferentes idades é impactada.
Tais fatores resultam em um desenvolvimento complexo, fazendo com que a comunicação entre as crianças seja limitada. O projeto está localizado em uma região onde essa tendência pode ser notada.
A planta baixa foi pensada de forma a promover a sensação de que todos estão juntos o tempo todo, utilizando o conceito-chave de conexão. Um espaço foi dedicado para facilitar a interação dos alunos com os moradores da região e os ex-alunos, além de dispor de jardins classificados por faixa etária, que são visualmente acessíveis aos alunos de outras idades.
Toda a estrutura foi projetada com o intuito de promover a interação direta e indireta com a natureza, mesmo se o usuário esteja envolvido com outra atividade. A creche é um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento da comunicação e respeito pelos outros.
A forma geral do complexo se assemelha a pequenas cabanas dispostas ao longo da margem do rio, uma tentativa de resgatar o antigo cenário da região.
As coberturas foram interligadas e possuem inclinação de acordo com a orientação solar e função espacial. A irregularidade da altura do telhado desperta a curiosidade das crianças.
O volume do refeitório se destaca pelas estratégias climáticas, o vento sopra por uma faixa lateral alta conectada pela cobertura, configurando um espaço confortável e iluminado.
O espaço criado pela conexaão dos volumes é utilizado como pátio e os jardins infantis entre os volumes têm classificação etária. A largura do pátio foi definida de acordo com a manutenção da privacidade, mantendo a ligação visual entre as crianças dentro e fora. Os sanitários, a biblioteca, o refeitório e o berçário estão todos ligados ao pátio, que funciona como seu mediador, estabelecendo as relações cotidianas.
Os jardins, não são apenas segmentados pela diferença etária, mas também permitem que as crianças tenham visibilidades aos demais colegas a partir de diferentes setores. O objetivo foi criar um ambiente onde as crianças de outras idades ou da mesma idade aprendam juntas.
A planta do projeto visa não apenas promover a comunicação entre as crianças, mas entre todos, incluindo os professores.
Um espaço próximo ao acesso, que faz referência a imagem do antigo café à beira do rio, permite aos usuários um espaço onde todos possam relaxar, sem tirar os sapatos. É um lugar onde os pais e a creche, assim como o entorno e as crianças, possam se comunicar.
A partir das estratégias empregadas, asseguramos que o projeto promove o desenvolvimento da comunicação, e aguardamos para ver seu impacto no futuro das crianças.