-
Arquitetos: Pedro Haruf
- Área: 42 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Dentro Fotografia
-
Fabricantes: A Moraes Madeiras, América Móveis, Andre Ferre Atelier, Atlas Concorde, Deca, Espaço 670, Estudio dentro, Franke, Goranje, Helio Marmorite, Maderlac Marcenaria, Marmoraria Artesanato, Pedro Haruf Design, Pé Palito, Roberto Serralheria Sem, Sollos, Tapeçaria Marcelo, Trimble Navigation, Uniflex Persianas, iluminar
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Projeto do apartamento Promenade é uma transformação de um apartamento standard de apart-hotel em um refúgio urbano com personalidade. A área relativamente pequena do apartamento - 42 metros quadrados, divididos em quarto, sala, banheiro e varanda - e a impossibilidade de remoção de paredes (devido ao método construtivo do edifício) limitaram as possibilidades de intervenção. Para conseguirmos uma profunda transformação do espaço mesmo diante desses obstáculos, optamos por substituir todos materiais de acabamento, como no caso do piso em granilite que agora reveste a totalidade do imóvel. Além disso, o espaço da sala foi reorganizado para uma maior integração dos usos e o layout do quarto foi inteiramente refeito.
Na sala, havia uma bancada no meio do cômodo que servia para isolar a área destinada à cozinha. Ela foi substituída por outra, mais próxima à parede, desobstruindo a passagem e criando uma área mais aberta e capaz de atender a diversas novas funções - se necessário, ela agora pode servir como escritório ou sala de leitura, por exemplo.
Um fator preponderante para essa flexibilização dos usos foi a redução da área reservada para a cozinha. Isso foi obtido com uma cuidadosa otimização do layout, a substituição dos armários, feitos sob medida, e a escolha por eletrodomésticos mais discretos e compactos - a geladeira, por exemplo, é de um modelo especial que permite que o equipamento fique embutido na marcenaria. O resultado é uma cozinha que, além de não ocupar muito espaço, é discreta e não interfere na natureza convidativa da sala.
A preocupação com o aconchego também se reflete no uso do lambri como acabamento em quase todo o apartamento. As réguas de madeira possuem uma largura de 3,5 centímetros - exatamente a mesma medida das luminárias em perfil escolhidas para este projeto. Com isso, elas puderam ser instaladas em intervalos regulares nos painéis de madeira, cada uma ocupando o espaço de uma régua e encaixando-se perfeitamente neste elemento.
O mobiliário escolhido busca um equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo. O tema comum que une todas as peças é o fato de que todas são assinadas por grandes designers brasileiros e representam de alguma forma a produção nacional. A seleção também levou em conta a preocupação com o conforto.