-
Arquitetos: Design Unit Architects Sdn Bhd
- Área: 15000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Lin Ho Photography
-
Fabricantes: AutoDesk, ISEO Asia, Moonlight Industries, Trimble Navigation, WCEC Group, Zenith Project Sdn Bhd
Descrição enviada pela equipe de projeto. Vencedor do concurso para projetar uma fábrica de eletrônicos, este projeto foi concebido como se uma floresta penetrasse, envolvesse e adentrasse o edifício, criando o máximo de contato possível com o verde, a brisa, os aromas e toques da natureza. Um balanço sustentado por uma floresta de pilares cria uma unidade entre os espaços de trabalho e o pátio, ao mesmo tempo que protege do sol tropical. Os escritórios têm acesso a uma cobertura jardim, de forma que os trabalhadores são incentivados a fazer reuniões, ou até mesmo pausas e confraternizações, contemplando os jardins.
Os escritórios e a fábrica são separados por um pátio comum, o qual pode ser acessado por qualquer um dos dois. Uma ponte que atravessa esse pátio conecta o escritório e a produção, de forma a se tornar, não só um espaço de passagem, mas também um espaço para reuniões, sociabilização e palestras. A fábrica com pé direito alto tem janelas laterais com vistas para o pátio, e também aberturas zenitais que permitem olhar o céu. As aberturas zenitais têm elementos de concreto que ajudam a proteger da alta insolação. O telhado também direciona as águas pluviais, para o reuso em irrigação, tirando vantagem das tempestades tropicais comuns no clima local.
O projeto recebe luz natural difusa em todo o pavimento da fábrica, reduzindo, assim, a dependência de luz artificial. Além disso, foi empregada uma tecnologia de resfriamento de laje de piso com água gelada e, e também, uma tecnologia de ar-condicionado de última geração. Essas ferramentas reduzem o consumo de energia do edifício pela metade do que é esperado de um edifício padrão deste porte.
Materiais e estrutura em evidência, como o concreto armado, a estrutura metálica, o vidro e o paisagismo, revelam o que este edifício é, do que ele é feito e como se sustenta. A abordagem dos arquitetos foi criar um espaço de trabalho que fosse estimulante e significativo para todos os trabalhadores, a floresta seria a cara do edifício e da empresa também. Florestas são fundamentais para micro e macro climas, e são também vitais para nosso bem estar psicológico.
Desde o início o cliente queria um projeto que fosse eficiente energeticamente, e responsável climaticamente. Os conceitos básicos deste projeto sustentável foram eficiência energética, eficiência hídrica, iluminação natural e biofilia - a necessidade humana fundamental de se ter conexão com a Natureza.
Este projeto foi desenhado para, ao mesmo tempo, reagir contra o calor do sol tropical, e também, receber a iluminação difusa da luz solar. Os escritórios e o pátio são sombreados por um pergolado, projetado para promover uma proteção ao sol efetiva durante as partes mais quentes do dia.
As aberturas zenitais da fábrica foram desenhadas para conseguir um ambiente de trabalho com iluminação diurna uniforme. As simulações e medições mostram que a fábrica atinge um bom índice de iluminação natural interna durante todo o ano. A iluminação natural é somada à iluminação LED regulável responsiva à luz do dia e à iluminação artificial nas áreas de tarefas individuais, garantindo assim que os níveis de luz necessários sejam sempre obtidos.
Foi empregado um sistema inovador de refrigeração do piso, com tubos PEX embutidos nas lajes de concreto em toda a fábrica e escritório. Para refrigerar as lajes até mais ou menos 21º Celsius essa estrutura dobra de espessura. A temperatura da água gelada e o sistema de transporte dessa água tornam o resfriamento da laje de piso duas vezes mais eficiente energeticamente do que um ar condicionado convencional.