-
Arquitetos: Filipe Pina
- Área: 160 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:João Morgado
-
Fabricantes: Aleluia Cerâmicas, Efapel, Ofa, Sanitana
Descrição enviada pela equipe de projeto. Frei Pedro é um edifício com apenas 40m2 de implantação, outrora constituído por 3 pisos devolutos e em estado de quase ruína, localizado em zona privilegiada do centro histórico da cidade da Guarda. A construção original, datada do final do século XIX, caracteriza-se como uma construção tradicional ur- bana, onde somente o alçado sul confronta com o espaço público. Por outro lado, o alçado norte, volta- se para um saguão exíguo e insalubre, partilhado também por outras construções.
Por exigências regulamentares, manteve-se o alçado original do edifício e optou-se por se evidenciar e demarcar a ampliação, recorrendo ao uso de soletos de ardósia. No interior as cores claras contribuíram para maximizar os limites construídos e desobstruir visualmente o espaço reduzido. Os acabamentos humildes procuram retratar a história das vivências passadas. Impôs-se alguma complexidade e interesse num projeto com claras limitações.
A geometria regular do edifício existente e da Arquitectura que o caracteriza, são duas curvas, perfeitas e elegantes, que acompanham as escadas de acesso aos espaços habitacionais, que valorizam a es- cala do edifício, ao mesmo tempo que democratizam as diferentes áreas que o constituem. Áreas estas que resultam num espaço comercial no piso 0, um T0 no piso 1 voltado para o jardim público a sul e um duplex de áreas reduzidas nos pisos superiores.
Da preservação e requalificação do objecto já construído, surge a ampliação proposta que, não só vem harmonizar a frente urbana, como vem proporcionar novas vivências ao edifício, adaptadas às exigên- cias actuais.