-
Arquitetos: VTN Architects
- Área: 250 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirado em sua imagem de infância, o proprietário sempre teve o desejo de possuir uma casa de campo repleta de vegetação tropical. Disso surgiu o conceito desta residência localizada no coração da cidade de Danang, no Vietnã.
A equipe de projeto teve de propor uma solução em uma área limitada (250m²). A estratégia era criar um "pulmão verde" para a casa, dividindo o terreno em duas partes paralelas: uma destinada ao jardim com um enorme muro verde; e outra para a área de estar que tem a maioria das janelas e portas voltadas para o espaço verde com o objetivo de levar luz natural, ar fresco e o aroma de grama e flores a todos os cantos da casa.
A área verde livre perdida com a edificação foi compensada pela horta na cobertura. Esse jardim inclui 9 floreiras de árvores intercaladas, isso não só contribuiu para tornar a cidade mais verde, mas também criou espaço para a agricultura urbana no cultivo de vegetais e frutas frescas. A combinação perfeita da horta com uma vista panorâmica da cidade costeira emergente certamente alivia os moradores do fardo de uma vida urbana agitada.
Para ajudar a casa a operar de forma mais sustentável e econômica, um sistema de rega automática recicla e faz circular a água do tanque de peixes para o jardim na cobertura e vice-versa, o aquecimento solar da água e o sistema de painéis solares instalados no topo produzem energia para uma residência unifamiliar. O projeto visa tornar a edificação autossuficiente na produção de alimentos verdes e minimizar o consumo de energia.
A casa é composta por quatro volumes principais - um maior sob o telhado e três menores dentro dele. Eles se alongam sobre o jardim para dar espaço aos dormitórios e à sala de estar. Enquanto o grande volume é revestido por pedra cinza, os pequenos são cobertos por tijolo branco para conferir uma sensação clara e acolhedora ao espaço de estar. Os vãos estreitos da cobertura permitem a entrada de luz natural de forma sutil, criando um efeito visual através do vazio entre os níveis.
Esta casa é feita principalmente de materiais locais que podem ser obtidos em fontes próximas, como a pedra cinza da mina de Hoa Son e os tijolos da província de Quang Nam. Além disso, o concreto aparente é um material eficiente para construção de baixa tecnologia no Vietnã e é durável em climas locais adversos.
Sob a rápida urbanização, a falta de vegetação nas cidades do Vietnã gera vários problemas urbanos: aumento da poluição do ar, incapacidade da cidade de reter a água da chuva, quantidade insuficiente de espaço para resfriar as ruas, além disso, sem áreas verdes de lazer, as pessoas acabam se tornam inativas com o tempo. Thang é uma das edificações da série “House for Trees” e compromete-se a contribuir para tornar a paisagem urbana mais verde e melhorar o habitat humano, proporcionando uma arquitetura sustentável. A casa Thang é coberta anualmente por árvores frutíferas tropicais, o que cria um espaço tranquilo e pacífico para cada membro da família e, ao mesmo tempo, preserva um lugar verde no meio desta cidade em rápido desenvolvimento.