-
Arquitetos: Elena Risso
- Área: 200 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Schapochnik
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada na área central da cidade de Buenos Aires, Argentina. Sua estratégia consiste em aproveitar ao máximo a superfície disponível, desenhando espaços que podem se adaptar às constantes mudanças de uso que este tipo de programa exige.
Ela se desenvolve em três níveis, sendo o térreo destinado ao hall e garagens, o nível intermediário destinado à área verde, primeiro andar com espaços de estar, segundo andar com dormitórios e, por fim, o terraço jardim.
A lógica da estrutura é a de uma simples malha de concreto armado que propõe uma sequencialidade espacial clara. A escada funciona como um conector e um plano estrutural oblíquo. As fachadas são desenhadas de forma independente da estrutura e estão associadas às qualidades e necessidades do espaço interior, intensificando a relação entre a casa e o seu entorno urbano.
O projeto combina uma planta flexível com um sistema de fechamentos que filtram e regulam o grau de conexão com o exterior por meio de visuais contínuos da paisagem do bairro. Esses recintos utilizam materiais livremente, se associando às tradições populares. Eles expõem sua textura e cor, expressando diferentes modulações.
A obra destaca a arquitetura popular e anônima do bairro, combinando um misto de fragmentos que compõem a linguagem da edificação.