-
Arquitetos: Flipê Arquitetura
- Área: 40 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Rodrigo Xavier
-
Fabricantes: Cadeira Nômade, Delta, Electrolux, Empreiteira Dinâmica Construções e Reformas, Fernando Jaeger, Fischer, Lorenzetti, Marcenaria MPingo, Philco, Serralheria Lopes, Tapeçaria ZL Decorações, Tinta Coral, Tramontina, África Mármores
Descrição enviada pela equipe de projeto. São 40m2 que contém em si todas as necessidades que a pequena área pode prover, priorizando a praticidade com máxima otimização do espaço. O projeto visa absorver as necessidades da vida na metrópole e promover experiência com a área que há, aproveitando em seu potencial máximo tudo o que a atmosfera arquitetônica pode oferecer.
Integração é o objetivo primordial, poucos elementos chaves que unificam e delimitam o espaço, setorizando a planta aberta de forma tênue, através de seus elementos principais; O elemento estante contem em si armário e bancada, além de funcionar como divisória, que hora mostra e integra setor social com cozinha, hora esconde e separa área de serviço e íntima. De forma leve, solta do piso, sem encostar na viga, atende sem rigidez as suas necessidades. O elemento estofado integra sofá e cama, setor social e íntimo, ao mesmo tempo que delimita áreas, através de encosto que também é cabeceira.
As transições são leves e delicadas, coexistem em uma planta aberta. A cozinha, monocromática branca se mimetiza no espaço, tornando-o ainda mais sóbrio e integrado, permitindo que os usos existam em harmonia, sem contrastar.
Otimizando espaço e materiais, a laje nervurada foi explorada em seu estado natural no projeto, mostrando a estrutura e dando mais um respiro para o pé direito. Sem forro a iluminação também segue a estrutura e alinhamento natural do sistema construtivo e se posiciona de forma intuitiva. Vergalhões metálicos e tecido jeans foram especificados de forma consciente, otimizando materiais e possibilidades que valorizam a materialidade pura de cada elemento.