-
Arquitetos: +K arquitetos
- Área: 140 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ana Mello
-
Fabricantes: Arrisca, Aubicon, AutoDesk, Desmobilia, Futon Company, Interact, L´oeil, Marcenaria São Paulo, Os Ferreiros, REKA, Securit, Uniflex, dormakaba
Descrição enviada pela equipe de projeto. O AlanaLab é o núcleo de negócios do Alana, que busca transformação social por meio do investimento em empresas e iniciativas de comunicação de impacto. Criado em 2014, participa na gestão das empresas da organização, das quais também é sócio como a produtora Maria Farinha Filmes, a distribuidora cultural Flow e a produtora de realidade estendida Junglebee.
A sede da AlanaLab + Flow ocupa uma sala de aproximados 140 m2 no segundo andar de um edifício de escritórios localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, que se abre a uma bela vista sobre copas de árvores da cidade; O Programa previa uma ocupação pouco densa mas setorizada para atender às diferentes atividades dos usuários e visitantes, e sugeria ao mesmo tempo, a necessidade de uma atmosfera mais informal e descontraída. O projeto se propôs a responder à complexidade desta demanda:
Para preservar a ampla e luminosa vista integralmente acessível de qualquer parte do escritório, a usuários e visitantes, projetou-se todo o ambiente com divisórias de vidro cristal e junta seca delimitando as áreas solicitadas: Salas de Reunião e Salas das Diretoras. As duas salas pequenas de reunião são separadas por divisórias retráteis acústicas que possibilitam a integração dos dois ambientes transformando-os em uma única sala maior. Esta possibilidade também ocorre nas salas das Diretoras onde uma porta de vidro pivotante separa os dois ambientes possibilitando a unificação dos mesmos.
Uma grande e vazada estante de pinus natural configura o Hall de acesso ao escritório e se estende ao interior da sala onde estão dispostas a equipe fixa e flutuante, projetada como planos integrados ao espaço arquitetônicos e em continuidade às paredes existentes; contínua a esta estante, uma bancada do mesmo material foi desenhada também de forma integrada à arquitetura e as paredes existentes para abrigar um espaço flexível para uma reunião informal ou para uma pausa para o café.
Entre a equipe fixa e a equipe flutuante há dois sofás baixos que se abrem transformando-se em tatames para os momentos em que a parede sobre a bancada da equipe flutuante assume a função de tela para projeção de filmes e o salão em uma grande plateia. Os Materiais são práticos e simples: borracha, vidro, metal e madeira de pinus na cor natural, estes dois últimos elementos separadamente ou juntos compõem todo o mobiliário que foi desenhado exclusivamente para este ambiente. Cadeiras e volantes com cores diversas pontuam os espaços e dão ritmo ao ambiente, assim como o paisagismo com vasos diversos e coloridos.