-
Arquitetos: Studio Gabriel Bordin
- Área: 480 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fábio Júnior Severo
-
Fabricantes: Club Mobili, Marmoraria Modular, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Naquela que é a via mais cosmopolita e badalada do litoral Sul brasileiro, a Avenida Atlântica, está localizado o La Belle, restaurante-club de alta gastronomia que fortalece ainda mais a posição de Balneário Camboriú no turismo nacional. Com anos de tradição na agenda da cidade, o espaço de 450m² passou por uma reforma completa no início de 2019.
O azul royal misturado ao branco, espécie de personalidade do La Belle, foi renovado a partir de um layout mais funcional e contemporâneo, de acordo com a temática marinha da casa. Gabriel tinha como prioridade o redesenho dos fluxos do empreendimento, de maneira que atendesse às duas funções - restaurante e balada - com eficiência.
“A planta dividida em três faixas paralelas inicia na varanda com vista para o mar, adentra o restaurante e chega à pista de dança. Estes espaços foram divididos com cortinas ou sistema de vidro deslizante para que possam ser integrados ou divididos com facilidade. A divisão ainda se dá por uma graduação na linguagem do espaço, iniciada mais clara e praiana na varanda e terminando mais noturna no espaço de eventos”, completa o arquiteto.
A força do azul pode ser notada pelos frequentadores já no hall, onde domina as paredes e o teto contraponto com o listrado de azul e branco no piso. Criou-se uma unidade espacial, quase lúdica. Tão lúdica quanto a gaiola dourada em escala humana, pedido do cliente, transformada em um espaço fotográfico onipresente nas redes sociais.
Na varanda, o ambiente todo branco em seu piso juntamente com as cortinas translúcidas criaram uma atmosfera iluminada e leve, ares diurnos, focada no primeiro horário de atendimento da casa. A mobília mescla poltronas de bambu à poltronas de canudo, além de sofás de carpintaria brancos.
Misturando o tropical com o art déco e suas linhas limpas, o arquiteto buscou na área do bar e do restaurante contrastar materiais como o dourado do metal ao dourado da palha, o mármore à madeira, sem exageros estilísticos, apenas referências sutis. Nos sofás de veludo, o laranja terroso harmoniza com as tonalidades frias do restante do espaço. E separada por uma cortina, a pista tem o piso na cor preta e as paredes reproduzem a estética das boiseries em boa parte do pé-direito. Ainda uma parede o forro pintados no azul royal da casa aumentam a sensação de amplitude.