-
Arquitetos: Rob Kennon Architects
- Área: 197 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Derek Swalwell
-
Fabricantes: Agape, Archicad, Artedomus, Brodware, CDK stone, Dioscuri Wall Lights, Flos, HAY, Marcel Breuer, Microstation, Miele, Polar Wall Lights, Resident, Thomas Lentini Studio, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é uma resposta contemporânea a um contexto histórico que aprende com o vernáculo. Ele apresenta uma resposta atípica fornecendo uma experiência de liberdade e fluidez dificilmente vivida em locais urbanos. Em uma rua tranquila em Fitzroy North, Austrália, esta nova residência unifamiliar é apresentada ao público como uma silhueta abstrata de uma casa com fachada dupla.
Assim, a casa está separada em duas áreas distintas. O novo volume, de frente para a rua, consolida a varanda e o telhado em uma única forma como uma memória simplificada de uma antiga casa da região. Duas paredes de tijolo, referenciando a construção típica, contêm a edificação e sustentam a varanda que se alinha à rua. As ripas de madeira disfarçam a fachada frontal, permitindo que as proporções tradicionais da casa sejam articuladas de forma gráfica.
A entrada, um modesto portão com ripas de madeira, se abre para um corredor externo estreito que mantém as proporções de uma casa típica e acentua a abertura para o jardim. Desde a entrada, o percurso passa pelo quarto de hóspedes e pelo estúdio, onde começa a vivenciar o conceito da residência, "Uma casa dentro de um jardim".
Alinhada a uma parede existente com altura de dois andares, a parte principal da casa está entre dois jardins, maximizando o acesso à luz solar. Esta ideia abandona a composição tradicional com jardim na parte posterior. Paredes de tijolo delimitam o local para unificar o ambiente. Uma paleta de materiais composta por cocnreto, tijolo e aço galvanizado flui pela casa obscurecendo os limites espaciais entre os ambientes de estar.
Posicionadas no jardim estão a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar, definidas pelos limites das aberturas envidraçadas que permitem uma ventilação cruzada. Em toda a casa há uma estratégia contínua de ocultação dos elementos, principalmente portas, marcenaria, detalhamento de calhas e armazenamento de água. Isso organiza a arquitetura que, por sua vez, reforça a ideia de viver em um jardim. A estreita colaboração com a Eckersley Garden Architecture permitiu que este conceito central fosse realizado, "Viver dentro de um jardim e dormir acima dele".
Uma estrutura de metal galvanizado envolve, sombreia e limita a vista do espaço privado no andar superior, compreendendo três dormitórios e dois banheiros. Esta calma zona protegida proporciona também áreas sombreadas para o jardim abaixo.
Este projeto explora a abstração e repensa a massa urbana típica resultando em uma experiência mais conectada à natureza do que à forma construída.