-
Arquitetos: Jannina Cabal
- Área: 570 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias :JAG Studio
-
Fabricantes: Integral Iluminación, Nómada Cabinets, Window World
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno irregular junto a um lago, no qual o sol de põe junto aos sons da natureza, está localizada a casa 6M. Sua arquitetura se adapta às condições impostas pela natureza e contribuí para criar sensações únicas.
Enxergar a natureza através de muros de vidro para entende-la como parte de um todo era o objetivo principal deste projeto. Para isso buscou-se chegar em um desenho de linhas puras e qualificar os volumes para distinguir todos os elementos e liberar espaço interior, em resumo, simplificar ao máximo para apreciar a beleza da arquitetura e seu entorno, em toda a sua pureza.
A casa se desenvolve no lado oeste do terreno, evitando, assim o sol da tarde e mantendo o interior fresco, além de também possibilitar a criação de um pátio lateral, protegido pelo primeiro elemento que se vê ao adentrar no terreno, uma cerca viva, formada por um jardim. Esta vegetação que cria privacidade ao pátio, também se introduz na parte privativa da casa, nos jardins no entorno da construção e na área social com grandes janelas, compondo assim um dos três elementos que formam o conjunto que cria a identidade deste projeto: a vegetação, a garagem com revestimento metálico escuro e a própria casa revestida de pedra.
Uma entrada marcada por um portão metálico dirige as pessoas a um hall exterior localizado sobre uma ponte em cima de uma lagoa, o qual dá acesso ao interior da casa. A lagoa, com suas linhas sinuosas, rompe com a ortogonalidade dos volumes que formam a residência, duas formas com alturas diferentes, ritmicamente conectadas por linhas horizontais e por suas fachadas em pedra e elementos metálicos.
A pedra natural, o metal, o concreto e o vidro são os materiais sóbrios e nobres que dão identidade aos espaços, todos organizados em uma planta majoritariamente térrea, a não ser pela lavanderia que está localizada no andar superior, disfarçada pelo volume para não perder a horizontalidade.
O coração da casa é onde ficam a cozinha, a sala de jantar e a sala de televisão, com vista para os jardins. Este espaço é o grande separador entre as três zonas da casa, as partes de manutenção, a parte dos dormitórios e a área social. Essas zonas são conectadas visualmente pelo pátio lateral. O objetivo final do projeto era alcançar espaços de vida tanto no seu interior quanto no exterior, onde cada área apresente uma experiência sensorial única. Os espaços foram localizados pensando em como aproveitar os ventos e sol, por exemplo, a casa recebe de forma fascinante as últimas horas do sol, quando os raios laranjas e amarelos entram diagonalmente pelas aberturas nas áreas sociais.