-
Arquitetos Paisagistas: Alexandre Furcolin Paisagismo
- Área: 1750 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Evelyn Muller
-
Fabricantes: Alloy, AutoDesk, Braston, Green House
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Restaurante Origem 75, se apresentou como desafio que se entrelaça com as premissas do escritório. A crença de que o desenho de jardins produtivos e naturais, fazem parte do sonho de reconexão com a natureza, levou o cliente até o escritório e enuncia o projeto. A busca por novas perspectivas que renovam o olhar, através de detalhes que acolhem, sentidos que despertam e da experiência da conexão consciente, norteiam o novo empreendimento gastronômico. Diversas perspectivas moldaram o projeto, trazendo ciências combinadas entre arquitetura, sustentabilidade, botânica e agronomia. Dessa forma, foi possível criar múltiplos ambientes dentro de uma malha controlada. Espaços que acontecem, tanto na formalidade do conjunto de mobiliários propostos, quanto nas nuances que a proposta cria entre a forma e função, entre o aberto e o fechado, entre a expansão e o controle.
A malha metálica é desconstruída, entretanto é a marca do constructo no espaço, que forma uma cobertura que anuncia o restaurante para usuário. Encontra-se grande variabilidade de sensações ao percorrê-la, proporcionadas entre outras coisas, pelo movimento criado entre os módulos cobertos e os vazados. Além disso, o eixo central de acesso é marcado por um forro de fibra natural, que guia o usuário pelo caminho direto até o coração do restaurante. Os pisos foram desconstruídos em outra lógica, aumentando dinâmica do espaço, são uma composição de decks de madeira, pisos de pedra, e jardins que abraçam cada micro espaço criado. O restaurante produz plantas, alimentos e boa gastronomia em um espaço representativo, onde a equipe e os usuários vivenciam o crescimento e as mutações sazonais das espécies, onde diversos ciclos de vida se fazem presentes. O que incentiva cada indivíduo a entender e sentir a natureza, à sua maneira. Ainda que toda a arquitetura externa e paisagismo tenham sido desenhados na prancheta de Alexandre Furcolin, a tecnologia acompanha o projeto. Desenvolvido em BIM, com apoio de drones e realidade virtual, este projeto faz parte de uma ampla pesquisa pioneira no desenvolvimento de BIM para paisagismo no Brasil. Seu desenvolvimento, execução e resultado, mostraram que a inovação, quando associada à busca das origens, se mostra como grande potencial para conexão consciente, proposta do restaurante.
Extrapolar os limites das diferentes disciplinas para encontrar as melhores soluções faz parte da rotina. Portanto, foram reunidas diversas perspectivas de design e botânica para fortalecer ideias e resultados neste projeto, uma abordagem que deu origem a um novo ecossistema para o restaurante, que acompanha o processo desde o plantio e colheita dos temperos, passa pelos chefs e chega a usuário como uma experiência completa. Percebe-se que a arquitetura da paisagem é uma resposta à necessidade humana de se reconectar e o projeto respeita o lugar, sua história, cultura e ecologia. Buscando conciliar o uso humano dos espaços com as qualidades naturais que a terra oferece. Esse processo estabelece uma visão poderosa para criar lugares únicos que nos façam viver, entender e sentir. O projeto do Restaurante Origem 75 é síntese da busca por respeito, consciência, qualidade, aconchego e sabor.