-
Arquitetos: Estudio Radillo Alba
- Área: 298 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Cemex, Helvex, Interceramic, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no estado de Jalisco, ao sul da cidade de Guadalajara, em um loteamento rural. O briefing do cliente consistia em uma casa para 5 pessoas, que aproveitasse ao máximo a superfície do terreno.
O terreno já possuía cinco árvores de porte considerável, a sua localização e a clara decisão de conservá-las, marcaram grande parte das estratégias formais do projeto. Duas das árvores, localizadas na fachada definiram as garagens, e outra obrigou ao seccionamento do volume, conduzindo ao acesso principal. As demais árvores, situadas na parte posterior sombreiam o terraço da casa.
Diversos pátios foram configurados entre as paredes, dando origem a uma espacialidade diferente, que proporcionou novas relações entre o interior e o exterior. Os pátios, dotados de vegetação abundante, surgem em espaços privados aos quartos, banheiros e duchas.
A casa foi pensada em um único bloco, com um único material. Próximo ao local, existe uma região conhecida pela abundante produção de tijolos de barro, prática ainda recorrente em algumas partes do país. O seu valor cultural e patrimonial construtivo, incentivaram-nos a utilizar o tijolo como o único material do projeto. O tijolo foi deixado à vista, com o intuito de revelar o sistema construtivo e homenagear a memória do material. A flexibilidade desta prática - ainda artesanal - permitiu-nos modificar as medidas padrão do tijolo e fabricar um que se adaptasse aos requisitos estruturais do projeto. O material foi moldado de forma a configurar todos os elementos estruturais, mezaninos e instalações do projeto.
O resultado é um volume com subtrações, que deram origem a pátios, acessos e terraços que, entre árvores, relacionam-se com o seu exterior e, portanto, com o seu contexto.