-
Arquitetos: Foster + Partners
- Área: 47919 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:TIME OF BLUE
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta nova sede reflete o desenvolvimento da empresa de pneus Hankook como uma marca global, ecoando a excelência em engenharia que ela representa. O edifício de dez pavimentos abriga os escritórios da Hankook e suas subsidiárias, ao lado de um centro de negócios de última geração com um auditório de 175 lugares. Os níveis se desenvolvem em espiral em torno de um átrio central, criando espaços de alturas diferentes em todo o edifício. O volume dinâmico gera conexões visuais entre os diferentes níveis, incentivando a interação da equipe, ao mesmo tempo em que permite que a luz natural entre no coração do espaço.
O átrio contém uma grande instalação de arte feita por Jason Bruges Studio chamada de ‘Digital Phyllotaxy’. Os visitantes experimentam a arte imersiva midiática enquanto sobem para a recepção principal por meio de uma escada rolante. A obra de arte cria uma metáfora visual de uma copa de árvore, trazendo uma sensação de ar livre dentro do edifício. Percorrendo a arte especializada, eles experimentam volumes em evolução de luz, sombra e cor. O espaço de recepção inclui outra obra de arte do mesmo estúdio chamada ‘Dynamic Tread’.
As fachadas dos edifícios foram cuidadosamente projetadas para otimizar o aproveitamento da luz natural. Persianas são fixadas ao redor do volume possibilitando o controle da entrada de luz. Por exemplo, as áreas comuns e sociais são projetadas para serem mais claras, enquanto os espaços de trabalho têm controles mais rígidos sobre os níveis de luz complementados por um sistema de iluminação artificial inteligente. Assim, a fachada responde às atividades que decorrem no interior do edifício, oferecendo também uma identidade visual única.
Através de sua paleta de materiais quentes, espaços com iluminação natural e espaços de trabalho flexíveis, o projeto cria uma experiência positiva para os funcionários da empresa. A natureza desempenha um papel vital no sucesso do local de trabalho; as árvores internas definem os espaços de descanso em cada nível com a vegetação chegando ao topo do edifício. Com vista para o átrio central, os espaços são projetados para reuniões informais e pequenos intervalos, enquanto os lugares de trabalho em planta aberta podem ser configurados organicamente para promover a colaboração entre diferentes equipes. Os layouts flexíveis permitem que o edifício se adapte às mudanças ao longo do tempo, incorporando novas formas de trabalhar conforme as tecnologias evoluem.
Para romper as barreiras hierárquicas tradicionais e criar um local de trabalho mais igualitário, os executivos de alto nível são colocados junto com suas equipes em níveis diferentes. Um lounge de negócios, no último pavimento, oferece um espaço para os executivos se reunirem informalmente, o que promove a interação entre os membros-chave e permite um fluxo de informações mais fluido dentro da empresa. O edifício é composto por espaços sociais, postos de saúde, restaurante de funcionários e academia no subsolo, além de um terraço ajardinado e área de descanso na cobertura. Esse jardim aproveita a vista panorâmica da área de Pangyo, oferecendo um espaço exclusivo para eventos empresariais.