-
Arquitetos: Pranala Associates
- Área: 212 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:KIE
-
Fabricantes: AutoDesk, Conture Concrete Lab., Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Kilogram é um café de 212m² projetado para atender às necessidades de cafeteria e espaço de trabalho flexível. Além do uso para fins comerciais, o objetivo principal era construir um ambiente harmonioso que se mesclasse discretamente com o ambiente de trabalho ao seu redor. Ele limita sem ser excessivamente restritivo.
Situado entre a rua e a área frontal de uma casa colonial construída na década de 1980, a cafeteria é uma extensão da casa que funciona diariamente como um escritório compartilhado, tornando-se simplesmente uma ampla varanda a estrutura existente.
Projetado por Pranala Associates em conjunto com o Conture Concrete Lab, o programa é uma resposta ao crescente movimento dentro do espaço de escritórios e da área vazia anteriormente usada como garagem para os inquilinos. Uma plataforma multifuncional que corresponde ao ecossistema em crescimento foi desenvolvida de acordo com uma preocupação particular na composição formal da fachada e na separação do acesso entre usuários privados e visitantes públicos. O papel da colaboração é importante para os resultados do projeto, especialmente na exploração de acabamentos de concreto para a fachada do bar, piso semi-externo e móveis.
O maior desafio enfrentado no projeto é garantir a fixação de novas estruturas no volume predominantemente existente, empregando elementos de construção mínimos e não intrusivos. Para atender a essas necessidades, a edificação deve ser determinada, em primeiro lugar, pelo fluxo pretendido de usuários da entrada até o trecho de espaços abertos que margeiam a extremidade oeste do terreno. Grades de aço e piso de concreto in-situ foram empregados para definir a circulação e as áreas de estar, respectivamente, fazendo a ponte para o novo acesso ao terraço do volume existente. O teto baixo torna o espaço interior mais intimista, contrastando com os pátios adjacentes que são bastante abertos e flexíveis para eventos sociais.
O volume é organizado perpendicularmente à rua e está voltado para a entrada da edificação comercial com as áreas verdes alinhadas e o caminho de grades de aço para receber os transeuntes. As paredes são construídas a meia altura e servem apenas como barreira de entrada. A quase inexistência de tratamentos de superfície revela uma tensão entre a rugosidade dos materiais e os adornos improvisados causados por juntas inesperadas de concreto in-situ, blocos de concreto, metais brutos ou painéis de madeira.