-
Arquitetos: Kohan Ratto Arquitectos
- Área: 78 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias :Javier Agustín Rojas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro de Palermo, em um conjunto habitacional dos anos 40, o projeto trata de uma intervenção na última propriedade do conjunto, a menor e mais próxima do centro da quadra.
A casa, com uma superfície total de 30 metros quarados, foi concebida originalmente como a residência do zelador e havia sofrido sucessivas transformações pelos proprietários anteriores, ao ponto de ter mudado totalmente sua linguagem original. O pequeno pátio foi fechado para melhor aproveitamento do espaço, porém, perdeu as possibilidades de ampliações, entrada de luz e ventilação.
O projeto de intervenção consiste, em primeiro lugar, em devolver um pátio para a unidade, uma vez que entendo este elemento como a condição chave desta tipologia. Para poder recuperar o pátio, a projeção do edifício deveria se conter ao mínimo possível, e os espaços internos se organizar em um volume de três pavimentos.
Partindo deste princípio, se projeta uma circulação vertical onde cada nível estabelece uma interação específica com o pátio e a paisagem urbana, gerando situações graduais de privacidade e conexão com o exterior.
A planta do térreo, com a sala de estar e a cozinha, estabelece uma relação entre interior e exterior completamente diluída, desmarcando os limites entre o pátio e a casa para conformar um espaço contínuo e resguardado, com pé direito duplo. O escritório, no primeiro pavimento, é recuado para permitir a dupla altura do térreo, e olha para o pátio a partir deste vazio. No segundo pavimento fica o dormitório, que se eleva sobre o pátio, e usa da sua altura para ter vistas para a cidade. Por fim, o terraço da cobertura permite a contemplação da paisagem urbana, protegidos pela copa do álamo vizinho.
Um sistema construtivo rápido permitiu minimizar a carga da construção nova nos antigos muros, e também, reduziu o tempo de execução da obra.