-
Arquitetos: Studio Ardete
- Área: 134 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Purnesh Dev Nikhanj
-
Fabricantes: 3M, Asian Paints, Kitply, Osram, Simpolo, Turakhias Natural veneer
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio do projeto foi lançado ao tirarmos partido de um bloco linear existente de 71' por 18', localizado no complexo de mercados da cidade modernista de Chandigarh. A SHOP NO. 851 passa a ser a voz que ressalta o produto vendido pelo lojista, que lida com laminados e compensados, e conta a história da tradicional relação entre o artesão e a madeira. O resultado é uma composição instantaneamente poética: uma “matriz espacial”, através de fitas evocativas de madeira, que se torcem e giram dentro do espaço, quase como se tivessem autonomia.
Com o passar do tempo e os novos materiais de engenharia, o diálogo entre o carpinteiro e o produto foi reduzido. A instalação é uma consequência dessa preocupação, uma fita elementar que pode ser o assunto de uma conversa enquanto é um facilitador da mesma.
A fluidez do projeto, de uma única sala, fomenta o papel primordial e funcional na forma como estas poéticas fitas de madeira se transformam em estantes de exposição, espaços de estar, áreas de reunião, entre outros. Essa “paisagem artística” foi feita com uma leve folha de carvalho e unida por barras de metal pretas. A falta de barreiras do projeto se manifesta em sua capacidade de confundir os limites entre o estático, o móvel e a arte, dentro e fora desses componentes do espaço construído.
As fitas foram fabricadas digitalmente com a ajuda de uma configuração no Grasshopper, uma ferramenta de design computacional, que levou à formulação de fitas de compensado de geometrias duplamente curvas que se interligam em intervalos de 6 polegadas. Essa “estrutura tipo waffle” foi então montada com o uso de nervuras de compensado de 19 mm, Flexi-ply de 3mm e lâminas de papel de 1,5mm - cada uma cortada e manuseada pelos carpinteiros. Os artesãos ainda executaram o corte in loco, em um arranjo unidirecional. Enquanto a tecnologia formulava o desenvolvimento da composição, os carpinteiros se apropriavam da criação com sua experiência.
A loja se torna um ambiente adequado para o diálogo entre o carpinteiro, o usuário final e o varejista, aprofundando o engajamento social. Como a carpintaria de madeira compensada encontra sua espiral entrópica, a SHOP NO. 851 espera criar uma oportunidade para repensar a criação das curvas tradicionais, como uma fonte inesgotável de inspiração para a próxima geração de carpinteiros.