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Arquitetos: Shanmugam Associates
- Área: 5000 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:LINK studio
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Fabricantes: Asian, AutoDesk, Bharath pavers, Hindware, Kalpataru, NCL, Nippon, Nitco Limited, Saint-Gobain, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Rane Vidyalaya está localizada na Índia e consiste em um campus educacional para crianças, que contempla desde o jardim de infância, até o ginásio. É uma iniciativa da Fundação Rane da Índia, um conglomerado de indústrias líder de mercado. Theerampalayam, a região rural onde a escola está localizada, não tem instituições de ensino de qualidade. A cidade mais próxima, Tiruchirapalli, está a 20 quilômetros de distância e é uma cidade Tier-II do estado de Tamil Nadu, segundo o ranking do Reserve Bank of Índia, que classifica as cidades segundo sua população. O Tier-II inclui cidades em desenvolvimento com uma taxa de crescimento rápido nos setores industriais e outros relacionados. Os distritos vizinhos são uma mistura de vilas rurais, e a maioria de sua população é composta por agricultores. O projeto foi concebido em uma única etapa, mas sua execução teve duas etapas. Na primeira fase, foram construídos 4.6 mil metros quadrados com a intenção de criar uma infraestrutura que tivesse um impacto social positivo na comunidade local, e também, expor os valores centrais da Rane Foundation.
Técnicas construtivas regionais, o sistema pedagógico indiano e o orçamento de $200 por metro quadrado para construção foram a base do projeto arquitetônico. O conceito do projeto de arquitetura veio da construção do século VI do templo de Thiruvellarai e também das paredes em camadas das antigas casas dos vilarejos adjacentes . Essas casas apresentam uma metodologia construtiva que é baseada no de empilhamento de materiais, criando camadas. Na base eles encaixam grandes pedras, enquanto acima vão alterando para materiais menores como tijolo de barro, barro e até ardósia. No projeto foram utilizados camadas de tijolos vermelhos de um fabricante local, e também tijolos cinzas feitos de cimento reciclado das indústrias.
As salas do jardim de infância foram desenhadas para ter jardins individuais que encorajam uma integração entre os espaços interiores e o exteriores. Com o avanço dos anos escolares, as salas se tornam mais funcionais, introduzindo um aprendizado estruturado. Um importante ponto no projeto das salas de aula foi evitar estruturas pontiagudas nas paredes, colunas, nos limites das lajes e em todo detalhe possível para garantir segurança. Por conta de sua localização geográfica, outra importante intenção para esse projeto era criar espaços ventilados naturalmente com iluminação suficiente.
Todas as paredes param na altura de vergas, e, acima, apresentam janelas que abrem mecanicamente, permitindo o ar quente de sair e dissipar, aumentando a ventilação cruzada. Jalis terracota, um tipo de cobogó local, foram utilizados como elementos secundários de sombreamento. Aberturas maiores permitem a entrada dos ventos sudeste e noroeste, enquanto outras aberturas menores se abrem sentido leste e oeste entre as salas de aula, criando um microclima confortável. Inspirado nos mandapams dos templos indianos, onde acontecem grandes aglomerações, há um pátio central iluminado por uma grande abertura zenital. Este pátio funciona como um espaço multi-funcional para as crianças passarem os almoços, terem atividades educacionais, fazerem exposições, aulas de educação física e ainda pequenas comemorações.
O pátio central foi implantado de tal forma a ficar visível a todos os níveis. Todos esses cuidados arquitetônicos, como incorporar o uso de tijolos de barro, jalli terracota, e tijolos reciclados, ajudaram a criar e manter o micro-clima interno, gerando um espaço interessante em relação a luz e sombra, principalmente ao se considerar as aberturas zenitais cuidadosamente colocadas. Além disso, esses elementos também garantem ao projeto uma linguagem local, criando um espaço educacional interessante e divertido e ainda, dentro do orçamento estimado.