-
Arquitetos: KIENTRUC O
- Área: 486 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata da conversão de uma antiga residência em uma escola primária em Tân Định, uma das subdivisões do Distrito 1, em Sài Gòn, no Vietnã.
Muitas necessidades diferentes a acontecer em um espaço limitado demandam uma adaptação que permita o lugar se transformar de um espaço privativo menor, para outro maior e coletivo. Soma-se a isso o desafio de conter essas transformações e demandas na estrutura existente
Os arquitetos abordaram esse projeto entendendo que as crianças naturalmente se sentem mais confortáveis em espaços que têm uma área proporcional ao tamanho dela, transmitindo, assim, uma sensação de segurança e liberdade para explorar seus limites.
Dessa forma, um conjunto de pequenos espaços estimulam e encorajam as crianças a percorrer e descobrir o que está fora de sua zona de conforto. A organização flexível do espaço é uma resposta direta a essa demanda programática, e também se relaciona com a experiência educacional que se pretende oferecer.
Uma prática comum em alguns países onde a sociedade progride em um ritmo acelerado, é reformar edifícios antigos, adaptando-os a uma nova função. Isso é, normalmente, desenvolvido junto de complexas demandas espaciais, com recursos e tempo limitados.
Apesar dessas restrições, a equipe de trabalhadores e arquitetos transformaram um edifício antigo e monolítico, em um espaço bem iluminado e interessante, introduzindo a vitalidade do jardim de infância no projeto.