-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quem quer que passeie por Saigon, uma cidade vietnamita caótica com a maior densidade populacional do mundo, pode facilmente encontrar vasos de flores espalhados por todas as ruas. Este interessante costume se transformou no divertido personagem de Saigon por um longo período de tempo e os saigonenses amam suas varandas, pátios e ruas com uma grande variedade de plantas tropicais e flores.
A casa, projetada para um casal de trinta anos e sua mãe, é um típico volume estreito construído no terreno com 4m de largura e 20m de profundidade. As fachadas frontal e posterior são inteiramente compostas por camadas de floreiras de concreto suspensas em duas paredes laterais.
A distância entre as plantas e a altura das floreiras é ajustada de acordo com a altura da vegetação, que varia de 25 cm a 40 cm. Para regar as plantas e para facilitar a manutenção, utilizamos os tubos de irrigação automática dentro das floreiras. Chamamos esta casa tropical, única e verde de “Stacking Green” (sobreposição verde) devido às suas fachadas repletas de uma vegetação vigorosa e vital.
A estrutura da casa é de concreto reforçado, amplamente usada no Vietnã. As divisórias são mínimas para manter, assim, a fluidez interior e a visualização das fachadas verdes desde todos os pontos da casa. A luz solar varia no decorrer do dia, de manhã e à tarde, ela penetra por entre a vegetação de ambas as fachadas, criando belos efeitos de sombra nas paredes de granito, que são compostas por pedras estritamente empilhadas de 2cm.
A fachada verde e o jardim na cobertura protegem seus habitantes da luz solar direta, do barulho da rua e da poluição. Além disso, a ventilação natural através das fachadas e duas claraboias permitem que esta casa economize muita energia no clima extremo de Saigon. Com relação a essas abordagens ecológicas, nos referimos muito aos princípios bioclimáticos da casa tradicional vietnamita com pátio.
Nesta cidade caótica, definimos toda a variedade de vegetação envolvente como um contexto de Saigon e aplicamos ao conceito principal desta casa. Embora a paisagem urbana de Saigon esteja se tornando uniforme e entediante sob a influência da furiosa expansão urbana dos últimos anos, pretendíamos que esta casa inspirasse as pessoas a redefinir e aumentar a vegetação como o caráter desta cidade. “Stacking Green” é apenas uma pequena casa, mas é gerada a partir do contexto de Saigon. Esperamos que “Stacking Green” torne a cidade mais distinta e fascinante com muito mais vegetação tropical no futuro.