-
Arquitetos: Pedra Silva Arquitectos
- Área: 92 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Loop Audiovisual
-
Fabricantes: Artek, AutoDesk, B&B Italia, Carl Hansen and Son, Chaos Group, Ferreira de Sá, Gerflor, Olaria Portuguesa, Oluce, Prolicht, Secil Group
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no burgo City of Westminster, um bairro do noroeste de Londres, a clínica Maida Smiles Dental Clinic oferece aos seus clientes serviços de cosmética dentária e estética facial de classe mundial. O burgo apresenta-se hoje em dia como um distrito comercial dinâmico e atrativo, contendo ao mesmo tempo uma dimensão residencial considerável e com vários exemplos de edifícios multifamiliares da época Victoriana e Eduardiana de considerável valor arquitetónico.
O bairro é igualmente famoso por ter albergado o BBC Maida Vale Studios, um importante estúdio de rádio que transmitiu serviços de notícias durante a II Guerra Mundial. A importância desta localização, e as características próprias dos serviços a prestar, exigiam uma abordagem ao projeto que originou uma forte imagem corporativa e um conceito arquitetónico único e memorável. O projeto necessitava assim de ser visualmente atrativo e ao mesmo ser “a cara” de uma clínica de personalidade progressista, em linha com os serviços de cosmética inovadores que se desenvolvem no seu interior. A criação de um ambiente sofisticado, como um espelho da rica envolvente urbana caracterizada por edifícios do estilo Regency, e que é apelidado de “Pequena Veneza”, era um requisito quase obrigatório para a equipa de projeto da Pedra Silva Arquitectos.
A espaço da clínica foi elaborado a partir de uma pré existência de loja de rua, sendo o espaço reestruturado com uma nova organização clara e objetiva, na qual todos os espaços são canalizados a partir da recepção, a qual ocupa na totalidade a fachada principal. Um único corredor conecta todos espaços de apoio - incluindo as áreas para colaboradores e de esterilização, além de instalações sanitárias, instalações técnicas e de armazenamento e sala de raio-x. As três salas de cirurgia encontram-se localizadas ao longo da fachada traseira, proporcionando a estes espaços clínicos uma maximização da luz natural.
O conceito principal para a clínica tomou inspiração de uma interpretação dos implantes dentários, os quais são comumente utilizados em odontologia restauradora. Este elemento, que tomou a forma de mais de 500 discos de cerâmica artesanais cobrindo as paredes como um conjunto tipo favo-de-abelha, e que caracteriza o espaço proporcionando aos visitantes um ambiente clínico contemporâneo.
O grande objectivo para a recepção foi estabelecer uma comunicação franca com a rua e o espaço público. O desenho da parede cerâmica com cantos curvos e de caráter “envolvente” permite estabelecer essa relação e continuidade com o espaço urbano e a comunidade. A passagem entre o espaço de recepção e a zona clinica é feito através de uma porta geometricamente customizada, de modo a que permaneça oculta aquando fechada, permitindo assim uma leitura da parede sem interrupções.
O balcão da recepção é revestido a microcimento, tal como o pavimento, o tecto e as paredes por detrás dos elementos cerâmicos, criando assim uma continuidade e ligação entre todas as superfícies. O objectivo foi limitar o uso de materiais de modo a destacar os elementos cerâmicos. A escolha de mobiliário, também desenvolvida pela nossa equipa de interiores, segue esta linha de pensamento, onde se procurou as geometrias simples, depuradas e elegantes.
O mobiliário é complementado com equipamento e iluminação decorativa. Para este projeto escolhemos uma das nossas peças de iluminação favoritas - o candeeiro “Hand Grenade, o qual foi desenhado pelo arquiteto Alvar Aalto em 1952. O corredor adjacente apresenta o mesmo material da recepção, o microcimento, tornando a transição entre zonas menos dissonante à medida que os clientes viajam pela clínica.
Outro aspecto importante do projeto a destacar foi o desenvolvimento dos aspetos técnicos do projeto dentro das actuais necessidades dos espaços clínicos dentários. Ao longo dos anos a nossa equipa desenvolveu um profundo conhecimento dos fluxos de trabalho, equipamentos e procedimentos nas áreas cirúrgicas e operacionais. Neste aspeto existem muitos fatores que devem ser cuidadosamente considerados nestes ambientes de trabalho, incluindo a organização cuidadosa do espaço, e o fluxo das equipes e pacientes para cirurgia. Considerar soluções práticas e ergonómicas para equipamentos técnicos, instrumentos e disposição de resíduos, são fundamentais para este tipo de programa e que devem funcionar perfeitamente com qualquer conceito de design.
O projeto foi desenvolvido em estreita colaboração com consultores e fornecedores, garantindo desse modo a compatibilidade com todos os equipamentos e práticas de trabalho do cliente. Do ponto de vista estético, foram aplicados materiais brancos e brilhantes em áreas clínicas, tendo os mesmos características de fácil limpeza e alta resistência, tal como se exige neste tipo de espaços.
O resultado geral é um design minimalista e de fluxo livre, e que maximiza o uso do espaço. A parede de cerâmica feita à medida e os móveis de design icónicos também trabalham em conjunto para criar uma dinâmica interessante que influencia superfícies, luz e reflexos.
Neste projeto a nossa equipa multidisciplinar teve uma intervenção abrangente, a qual envolveu igualmente a criação da imagem de marca da clínica, e que incluiu o desenvolvimento do logotipo, a identidade gráfica e os cartões de visita. A nossa equipa colaborou estreitamente internamente de modo a garantir que o nova imagem de marca não só promovesse o caráter e o espírito da clínica, mas que fosse também um complemento à arquitetura.
A marca foi nesse aspeto desenvolvida procurando um tema moderno, simples, sofisticado e atemporal. O design subjacente é uma reinterpretação do ato de sorrir, criando uma história em torno do círculo e do sorriso - espelhando igualmente o 'leitmotiv' dos discos de cerâmica.