-
Arquitetos: Fala
- Área: 180 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ricardo Loureiro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consistiu na transformação de uma loja térrea e um porão em um apartamento residencial. Uma extensão na parte de trás do volume foi demolida, de forma a configurar um jardim. A nova unidade habitacional se tornou o embasamento de um edifício habitacional sombrio dos anos 1960.
Ambos os níveis foram concebidos como áreas de estar, que se estendem entre às duas fachadas. Os espaços longitudinais foram definidos por uma parede reta branca de um lado e uma parede mista do lado oposto (composta por três chapas maciças de compensado para os programas secundários). Enquanto as paredes jogam seu próprio jogo formal, a posição das portas e os acabamentos permanecem os mesmos em ambos os níveis.
A lógica interna também dita a fachada do lado do jardim, que simula como se a casa tivesse apenas um pavimento com pé direito duplo. Ambos os pavimentos têm aberturas de vidro do piso ao teto para o exterior, graças a uma nova escada, que foi escavada em frente ao jardim.
À medida que a estrutura de suporte do edifício entra em contato com o projeto, sua presença visual é desafiada por revestimentos de mármore e espelhos. O majestoso padrão de pedra se estende para fora como um friso listrado em preto e branco, delimitando o perímetro do jardim, uma grande janela horizontal emoldura o contexto.