-
Arquitetos: HGAA
- Área: 400 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Duc Nguyen
-
Fabricantes: American Standard, Bạch Mã, Conwood, Kim Son, Xingfa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi construída em Mao Khe, uma área em crescimento urbano e econômico da província de Quang Ninh, no Vietnã. Esta região também é um centro de mineração de carvão mineral. No passado, possuía baixa qualidade ambiental devido às operações de mineração mas, recentemente, a qualidade do ar e da cidade melhoraram muito.
Ao criar este projeto, prestamos muita atenção para desenhar uma casa com um ambiente agradável e próximo da natureza. Os proprietários da casa são idosos, habituados a uma vida simples e tranquila, exceto aos fins-de-semana, quando os filhos os visitam. Tudo está centrado no jardim, no açude de peixes e no espaço arquitetônico.
A casa possui um andar principal e um pequeno espaço no pavimento superior para ler e outro para orar. De fora para dentro, através da parede de tijolos vermelhos, há uma camada de árvores verdes cobrindo a casa. São muitas camadas de vegetação como árvores de sombra, arbustos e cipós que pendem do teto formando uma cobertura, evitando a poeira e o ruído urbano. Os espaços principais se organizam em torno de um pátio interior no meio da casa, criando um ambiente radial calmo e tranquilo, separado do exterior.
Os espaços da casa são rodeados de vegetação, orientados para a natureza e frente a frente, formando um espaço introvertido, ajudando a conectar as pessoas umas com as outras, com o exterior e consigo mesmas. De qualquer lugar da casa, as pessoas podem ver árvores, água…. A partir disso é possível sentir a natureza na forma de ar, som e luz.
Os principais materiais da casa são tijolos vermelhos e concreto aparente, criando uma sensação rústica, familiar e humana. Os materiais também são um elemento importante para criar espaços arquitetônicos, criar emoções nas pessoas e realçar a beleza da natureza e da arquitetura. Através deste projeto, pretendemos utilizar métodos simples, materiais locais comuns para criar um espaço de vivência emocional, próximo das pessoas e da natureza.