-
Arquitetos: RAU Architects
- Área: 12994 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Bert Rietberg, Ossip van Duivenbode
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Aesy Liften, Boon Edam, De Groot Vroomshoop, Derix, Ecophon, GEZE, GRAPHISOFT, Guardian Glass, Harry van Interieurbouw, Jules Dock, Luxaflex, Rockfon, Schüco
Descrição enviada pela equipe de projeto. RAU Architects, em parceira com a Ex Interiores, acaba de inaugurar a nova sede do Banco Triodos na localidade de Driebergen-Rijsenburg, poucos quilômetros à leste da cidade de Utrecht, na região central dos Países Baixos. Encomendado pelos incorporadores da EDGE, o projeto para a nova sede do Triodos poderia ser melhor definido como uma “catedral” de madeira, uma estrutura concebida para ser totalmente reciclável ao final de sua vida útil. Desta forma, este é o primeiro edifício de escritórios projetado para ser 100% desmontável na Holanda, e mais do que isso, inteiramente construído em madeira. Além disso e alinhado com a missão do banco, a nova sede da empresa servirá como o primeiro banco temporário de materiais do país, sem falar em sua baixíssima pegada de CO2.
Contando com mais de 12 mil metros quadrados e cinco pavimentos, o projeto do edifício foi inspirado pelas formas orgânicas e ritmo da paisagem natural que o circunda. Procurando encaixar-se na geografia acidentada do terreno, os dois primeiros pavimentos funcionam como uma espécie de espaço de amortecimento, articulando os desníveis da paisagem e definindo uma plataforma sobre a qual se erguem as três torres do edifício. Contando com uma fachada 100% transparente, estes volumes proporcionam impressionantes vistas para o entorno além de permitirem uma ampla iluminação natural dos espaços de trabalho ao longo do dia. Além disso, através de sua própria geografia construída, com pátios e jardins de distintas alturas, o edifício opera como um elemento de conexão entre a densidade da floresta e a vastidão da paisagem—a qual serviu como ponto de partida para o projeto de interiores concebido pela Ex Interiors.
Localizada em meio à uma vasta zona rural da pequena cidade de Zeist, poucos quilômetros à leste de Utrecht, a nova sede do banco faz parte de uma série de edifícios projetados pela RAU Architects para o Triodos, incluindo outras duas importantes obras, realizadas entre 1999 e 2006.
Como a nossa terceira colaboração e procurando aprender das experiências anteriores, o nosso principal objetivo com o projeto da nova sede de Driebergen-Rijsenburg foi construir uma sinergia com as demais equipes envolvidas com a obra, como os empreiteiros da Aronsohn, os consultores da Deerns, a DGMR, a BBN, os arquitetos paisagistas da Arcadis e todos seus subcontratados. Esta sintonia entre os diversos atores envolvidos no processo foi fundamental para alcançarmos nosso objetivo, desenvolver um edifício extremamente eficiente e sustentável, e o que é melhor, completamente construído em estrutura de madeira, do térreo à cobertura.
Os arquitetos da RAU acreditam que edifícios recicláveis e portanto, circulares, são estruturas compostas por diferentes produtos, componentes e materiais, os quais fazem parte de sua “identidade”. Cada elemento utilizado no projeto é então catalogado e passa a integrar um banco de dados que facilitará a sua reutilização no futuro. A cada dia estamos nos tornando mais conscientes de que é preciso antecipar às mudanças, e para isso, é preciso projetar edifícios que melhor se adaptam às possíveis exigências e demandas que possam surgir—ainda que isso signifique desmontá-los por completo. Desta forma, a sede do Banco Triodos é um edifício construído inteiramente em estrutra de madeira parafusada. Embora tenham sido utilizados mais de 165 mil parafusos na obra, isso também significa que cada um de seus produtos, componentes e materiais poderá ser inteiramente reciclado quando chegar a hora.