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Arquitetos: Harrison and White, Lyons, Maddison Architects, MvS Architects, NMBW Architecture Studio
- Área: 36000 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:Peter Bennetts, Tess Kelly
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Fabricantes: Atkar, Australian Sustainable Hardwoods (ASH), AutoCAD, Bamstone, Briggs Veneers, Corian, Dulux, LOCKER GROUP, Laminex, Ontera, Robert McNeel & Associates, Silent Gliss, Tarkett, Tint Design, Woven Image
Descrição enviada pela equipe de projeto. O New Academic Street (NAS), ou Nova Academia de Rua da Universidade de Melbourne, é um mega projeto de reforma responsável por transformar a estrutura do campus do Royal Institute of Technology (RMIT), na cidade de Melbourne, Austrália—um projeto concebido para redefinir os espaços de ensino e a experiência dos alunos. Totalizando em mais de 30.000m² de espaços remodelados em quatro edifícios existentes e outros três edifícios novos com mais 6.000m² de área dedicada, o projeto é fruto de uma colaboração entre a Lyons, a MvS Architects, o NMBW Architecture Studio, a Harrison & White e a Maddison Architects, todos eles egressos da famosa RMIT.
Na maioria das universidades contemporâneas, a experiência social do aluno se resume ao espaço da sala de aula. O projeto da New Academic Street, por sua vez, procura responder à este problema, propondo uma mudança de paradigma. Profundamente enraizado em seu contexto local, que é o campus urbano da RMIT em Melbourne, o projeto apresenta uma solução que encontra-se na intersecção entre uma intervenção arquitetônica e um projeto urbano. Concebido à quatro mãos por uma equipe bastante heterogênea, composta por antigos alunos da RMIT, o projeto da New Academic Street nasce da sinergia criada entre seus diversos colaboradores.
Em primeiro lugar, o projeto foi desenvolvido com o principal objetivo de abrir as portas do campus para a cidade, trazendo a rua para dentro da academia—e levando a escola para a rua. Novos acessos e escadas ampliam ainda mais esta conexão direta entre os espaços abertos e fechados, facilitando o acesso aos serviços oferecidos pela universidade. Novos espaços de convívio e áreas comerciais foram criadas para= melhor servir à comunidade academia e a população local.
Um dos principais elementos do projeto é a expansão e reconfiguração da antiga biblioteca do campus. As área de armazenamento de livros foram reduzidas em 50%, dando lugar à espaços de leitura, os registraram um aumento em até 200%, incluindo áreas individuais, salas de reuniões, e espaços para trabalho em grupo. O desenho destes espaços foi passando de mão em mão entre todos os escritórios envolvidos no projeto, resultando em uma enorme diversidade de configurações possíveis.
Cada um destes espaços foi pensado para responder as demandas específicas da comunidade acadêmica e dos diversos grupos de alunos. Abertos e acessíveis ao longo de todo o dia e até tarde da noite, estes espaços de convívio e socialização operam como uma extensão do espaço de vida dos alunos. Uma cozinha coletiva, localizada no canto mais proeminente, também facilita a vida dos alunos uma vez que permite que eles façam pequenas refeições em seus intervalos entre uma aula e outra.
Além disso, diversos espaços didáticos foram adaptados com acesso direto e independente para às varandas e jardins na cobertura do edifício, proporcionando aos alunos um momento de pausa e reflexão em meio às aulas. Todos os novos espaços foram concebidos para atuar como áreas de convívio e/ou aprendizado, permitindo que os alunos descubram seu próprio caminho ao longo de seus estudos. Concebido como um projeto modelo, o RMIT Connect facilita o aceso aos serviços acadêmicos prestados aos alunos, utilizando novas tecnologias para permitir novas possibilidades. Finalmente, esta série de estratégias foram pensadas para transformar a experiência do alunos, cirando um novo ambiente de aprendizado, dinâmico e moderno, onde a vida acadêmica encontra-se profundamente entrelaçada com a vida cotidiana do centro da cidade de Melbourne.