Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração da pequena cidade de La Bisbal, localizada na região de Baix Empordà na Catalunha, uma região datada do final do século XIX, se encontra um antigo galpão de uma fábrica de chocolates, com frente para duas importantes ruas da cidade e uma tipologia curiosa que faz de seu espaço um lugar singular.
Se trata de uma construção com paredes de pedra que estruturam três pavimentos - térreo, primeiro pavimento e cobertura visitável - cada um sustentado por soluções técnicas diferentes. As lajes que cobrem o térreo de estrutura metálica e arcos catalães, enquanto as lajes do primeiro pavimento têm estruturas metálicas somadas a vigas de madeira. A cobertura, enfim, se estrutura por vigas de madeira com fechamento cerâmico e telhas cerâmicas.
O projeto consiste em adaptar este espaço, inicialmente industrial, a uma casa com escritório para uma família que valoriza o caráter original do edifício. O projeto propõe uma solução que permita, a todo momento, aproveitar dos espaços originais, introduzindo pequenas modificações e soluções para poder contemplar a totalidade dos três espaços.
A escada original é conservada enquanto se propõe uma outra, nova, no outro extremo do edifício, permitindo um uso múltiplo e flexível tanto dos espaços comuns, quanto dos privativos. Desta maneira, os diferentes membros da família podem desfrutar da casa com privacidade e autonomia.
Considerando o clima mediterrâneo da região, os arquitetos optaram por adequar os espaços externos ao novo uso, com uma pequena piscina no centro do pátio, a partir da onde se organizam os espaços de estar do térreo, com sala de estar, cozinha e sala de jantar e também do primeiro pavimento, com o terraço. Neste espaço propõe-se uma nova escada exterior que tanto permita uma flexibilidade de usos interior, quanto cause um impacto visual nos espaços externos.