-
Arquitetos: [i]da arquitectos
- Área: 290 m²
- Ano: 2018
-
Fabricantes: Cosentino, AEG, BANDALUX, BRUMA, Geberit, Grohe, Hager, Porcelanosa Grupo, Preceram, Tupai
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserido num recente loteamento urbano em Carcavelos, o lote, de forma trapezoidal e com cerca de 500m², permitia a construção de uma casa com uma área máxima de 180m² mais cave. As exigências normativas do loteamento pré-definiam uma volumetria regular e rígida a edificar, conformada pelos limites do polígono de implantação. O projeto procurou reduzir essa rigidez através da construção de vazios enquanto processo de subtração volumétrica, permitindo criar uma melhor relação com a envolvente e os espaços exteriores da casa.
O contexto, o programa e a orientação da casa, definiram a composição desses vazios, resultando em quatro fachadas funcionalmente distintas entre si mas unidas pela mesma ideia projetual.
Nas fachadas Este e Sul, o vazio traduz-se num pátio que destaca a entrada principal e permite a iluminação natural do piso inferior. A Oeste, na fachada tardoz, o vazio é manifestado por um alpendre e um terraço para o jardim. A Norte, a fachada lateral transforma-se num grande vão de acesso exterior à cave.
Internamente, a habitação desenvolve-se em dois pisos acima do solo. A sala, cozinha e escritório localizam-se no piso de entrada. No primeiro piso localizam-se três quartos. No piso inferior localizam-se a lavandaria, a área técnica e as arrecadações. A pintura cor branco e o revestimento em ripado definem a materialidade das fachadas. No interior destaca-se a madeira dos pavimentos e o microcimento das escadas.